Um amor para recordar - Nicholas Sparks

Postado por Bia Carvalho

domingo, 29 de maio de 2011

"Meu nome é Landon Carter, e tenho 17 anos.
Esta é a minha história - e prometo contar tudo.
No início você vai sorrir, e depois vai chorar - não diga que eu não avisei."

A História: Landon Carter precisava de uma lição. Ele apenas não esperava que ela seria tão dolorosa e ao mesmo tempo eterna.
Em um certo verão, que parecia ter potencial para ser igual a todos os outros, Landon decidiu entrar em uma certa aula de teatro, onde sem querer acabou "esbarrando" em uma certa garota.
Jamie não era exatamente a garota para quem Landon olharia. Sem visíveis atrativos físicos, religiosa, filha do reverendo da cidade e com uma queda pelas boas ações e pela caridade, eles eram dois opostos.
E Jamie foi bem clara quando pediu que ele não se apaixonasse por ela.
Mas foi tarde demais... ao levá-la para o baile do colégio e depois participar de uma peça onde ela se mostrou ser bem mais atraente do que todos imaginavam, Landon entregou seu coração.
Porém, havia algo de errado com Jamie e essa descoberta poderia mudar tudo entre eles.

Minha Opinião: Pois é Landon Carter, você avisou no início do livro, mas lamento dizer que eu sou teimosa e valeu o risco. Eu chorei sim, e chorei muito... mas foi bom rever sua história.
Para quem viu o filme, vai estranhar um pouco como eu estranhei. A história não é exatamente igual, mas não menos linda.
O livro é contado de uma maneira muito simples, que eu já reparei que é uma característica de Sparks. Ele nos brinda com uma história corriqueira, dois jovens descobrindo o amor durante um verão, indo à bailes e vivenciando problemas da adolescência, mas ele sabe colocar um tempero diferente, uma coisa tão, mas tão especial, que o coração despedaça com seus desfechos arrasadores.
Jamie é de longe uma das personagens mais "lindas" que eu já vi. A personalidade dela é tão maravilhosa, ela não tem medo de ser ridicularizada no colégio, aliás, ela sequer se importa com isso. O que importa para ela é fazer uma diferença, o pouco que ela pode para trazer alegria para os outros, embora não haja muita alegria para ela.
O mais legal do livro (que foi a mesma coisa que eu apreciei no filme), é ver o amadurecimento de Landon. A maneira como ele vê o quanto pode ser legal fazer o bem, o quanto sua família pode ser importante e como o amor pode mudar alguém. Esse livro é sobre isso, sobre rever conceitos, aproveitar a vida ao máximo, valorizar as pessoas enquanto elas estão entre nós. Pessoas são perecíveis, mas as lembranças não são. E elas são tudo o que restam.
Jamie ensinou uma lição importante para Landon. E para mim também.

Quantas estrelas: ****

Tem uma trilha sonora? Claro que tem. A música que fez parte de uma cena que eu jamais irei esquecer. Only Hope cantada pela linda Mandy Moore.


6 comentários:

minhacozinhamagica testemunhou...

Filme tocante e triste, mas com uma mensagem linda!!!! Ainda não li o livro, mas vou lê-lo para ver se me faz chorar tanto qto o filme!!!!!!! Dizem os poetas que chorar faz bem pq lava alma, então que seja por uma boa causa ou melhor um bom livro hahahah
Bela resenha!
Bjos

Laisinha Mitsuki testemunhou...

Ai eu AMEI esse filme, é um dos meus preferidos até hoje!
E que resenha linda. Tava inspirada, hein, moça!

Bjks

Monica Brandes testemunhou...

Eu não sabia que tinham lançado um livro desse filmeeeee! Que máximo!
Quero leeer!

Kézia Lôbo testemunhou...

Essa historia é linda demais, uma das minhas favoritas... li ha bastante tempo e não tem como não se emocionar!

Thiago de Andrade testemunhou...

Terminei de ler esse livro no fim de semana. Achei bem sessão da tarde, mas não deixa de ser bonito.

Thiago
http://outroconceito.blogspot.com

DÊ SEU TESTEMUNHO...