Quarto - Emma Donoghue

Postado por Bia Carvalho

quarta-feira, 25 de maio de 2011




A História: O pequeno Jack, de apenas 5 anos, não é como os meninos de sua idade. Ele não tem amigos, não vai à escola, não brinca como uma criança normal... tudo que ele conhece na vida é sua "Ma" e um quarto pequeno, onde ele é criado da melhor forma possível, de maneira lúdica e "divertida". É ela quem o ensina tudo que ele sabe.

Porém, à noite, quando o Velho Nick visita sua mãe, ele precisa dormir em um armário, confinado junto com seus sonhos e sua esperteza.

Há sete anos atrás, sua mãe foi sequestrada por Nick e ele a mantém cativa até hoje em condições extremamente precárias. Ele é o único meio que têm para se alimentarem e obterem o necessário para sobrevivência.

Mas Ma tem um plano de fuga e precisa contar com Jack para ajudá-la, no que pode ser sua única chance de voltar a viver.


Minha Opinião: Existem livros que funcionam como um tapa na nossa cara. Quarto é um deles.

Nessa obra, vemos a luta de uma mãe para proteger seu filho da maldade que os cerca, para minimizar os efeitos de uma existência repleta de tensão, violência e tristeza.

Apesar de o personagem Jack contar a história com seu jeitinho todo especial, sua própria linguagem infantil e seu ponto de vista, eu me comovi com "Ma". Admirei sua força, sua vontade de lutar, seu carinho pelo filho. Imagino que tenha sido por ele que ela tenha suportado tanto tempo naquele lugar.

O livro é cheio de reviravoltas, como uma montanha-russa. A escrita não é das mais hipnóticas e por vezes me senti um pouco entediada com fatos contados, que talvez não fossem necessários, mas ainda sim, o livro me prendeu. Prendeu pelo impacto da história e por sua originalidade.

Quarto é sufocante e provocador. Mais ainda, se o lermos tendo em mente que existem vários "Velhos Nicks" por aí, vide o caso Natascha Kampusch, cuja biografia também foi lançada pela Ed. Verus (3096 dias). É revoltante como um sujeito pode ter a coragem de tomar posse de uma pessoa sem seu consentimento, afastá-la de sua vida, família e amigos. Nojento... só isso que posso dizer. Tomei nojo do Velho Nick só em ler a sinopse do livro.

Atualmente temos muitos livros com essa mesma temática, mas com certeza, Quarto é único.


Quantas Estrelas: ***



Tem uma trilha sonora? Pela seriedade do livro e pelo tema forte, não vou postar nenhum vídeo de Trilha Sonora. A mensagem do livro fala por si só.



E se você também quiser conhecer essa história, é só participar da promoção valendo um exemplar, em parceria com a Ed. Verus!!!


Para participar, clique AQUI

4 comentários:

Unknown testemunhou...

Esse livro parece incrível *-* Estou doida para lê-lo =)
Eu só não entendi muito bem porque você só deu 3 estrelinhas para ele >.< Parece ser tão bom...

Renata testemunhou...

Oi Bia!!!
Acabei de ler Palavras Envenenadas, que fla sobre esse mesmo tema, e como vc me perguntei o tempo todo como alguém era capaz de fazer algo desse tipo.
Sua resenha desperta a curiosidade e o medo.
Anotei a dica.
beijos

DÊ SEU TESTEMUNHO...