Um lugar para ficar - Deb Caletti

Postado por Bia Carvalho

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

"Foi difícil perceber que ele estava me acusando com aquelas palavras até ouvi-las, repetidamente, na minha lembrança. E as relembrei muitas e muitas vezes, assim como acontece quando a gente está tentando entender a lógica irracional das tragédias."
Pág. 24

Editora: Novo Conceito
Páginas: 271
Série: -
Faixa etária: 14+
Onde comprar: Saraiva

A História: Clara jamais tinha se apaixonado. Pelo menos não de verdade, daquela forma arrebatadora ou à primeira vista... Até conhecer Christian.
Apaixonados, eles iniciam um relacionamento intenso... Tão intenso que em pouco tempo, Christian se torna obcecado por ela.
Assustada com certas atitudes extremas do namorado, Clara termina, mas Christian não está disposto a deixá-la para trás tão fácil. Então, fugir se torna a solução mais sensata.
Mas será que Christian a deixará em paz desta vez?

Minha Opinião: Quando comecei a ler Um lugar para ficar, tinha a impressão que seria um livro forte, sobre obsessão, violência e com cenas que me fariam jamais esquecê-lo. Fui surpreendida por um romance adolescente um pouco mais tenso do que o normal, mas nada do que eu esperava aconteceu. E a surpresa não foi ruim, pelo contrário, me deparei com uma leitura leve, apesar do tema pesado.
Não conhecia a autora Deb Caletti, mas gostei muito da forma como contou sua história, com um leve toque poético, que sempre é bem vindo. Seu texto se torna um pouco doído, daqueles que, ao ler, você sente como se um punhal estivesse entrando em seu coração e o dilacerando. Acho que esse é o verdadeiro talento, quando a pessoa consegue emocionar apenas com suas palavras, sem precisar carregar no drama. Ponto para Deb.
Outra coisa que apreciei em Um lugar para ficar foram as idas e vindas do texto. Sempre gostei de uma narrativa não linear e acho muito interessante que o autor consiga se valer dessa técnica sem se perder. Nesta obra, vemos cenas intercaladas de presente e passado, algumas de Clara depois da fuga e outras dela com Christian, para que possamos entender melhor o que aconteceu com seu relacionamento. Contudo, apesar de gostar desse tipo de narrativa, por vezes me vi um pouco ansiosa para ver efetivamente a obsessão do rapaz e compreender todo o medo da garota. Com isso, por vezes, me vi um pouco entediada em certas partes do livro, mas nada que pudesse comprometer a leitura.
Além de ser uma trama bem construída, inteligente e interessante, trata-se de um alerta para adolescentes. Muitas delas sabem que os sinais estão ali: ciúmes excessivos, controle, possessividade, excesso de "proteção", mas não querem realmente enxergar. O primeiro amor pode ser lindo, mas pode ser também muito perigoso. Espero que este livro traga esclarecimento além de diversão.

Quantas estrelas:

Vídeo: A letra de Vermillion pt. 2 do Slipknot me fez lembrar a obsessão de Christian.


8 comentários:

Leitura Nossa testemunhou...

Ah, eu também gostei bastante desse livro... me identifiquei bastante com a personagem, seus medos e até suas falas, pois também passei por um namoro conturbado... um ex-namorado que me perseguia e até hoje ainda aparece do nada para me atormentar... isso porque já faz onze anos e os dois estão casados.

beijos

Danzinha testemunhou...

Oiie,

Confesso que me decepcionei um pouco com este livro, imaginava algo completamente diferente do que foi. O romance que iniciou logo depois de ela ter passado por um trauma tão grande não me convenceu. :/

Beijos

amorascompimenta testemunhou...

Não conheço essa autora e nunca tinha ouvido falar dela. Ma achei sua resenha interessante e despertou minha curiosidade em conhecê-la. Um dia quem sabe eu não acabo cedendo e comprando pra ler, bjus
Eykler
www.aghridoce.blogspot.com.br

Renata testemunhou...

Oi Bia!!
Depois de ler dois livros decepcionantes da NC estava com um pouco de receio de começar a ler esse. Pela sua resenha e pelo comentário da Débora, meus medos são sem fundamento.
quero ler o quanto antes.
bjs

Milla testemunhou...

Resenha mais que perfeita... esse livro é um alerta mesmo não só para adolescente.. Tem muito fanático por aí.. E eu adorei o Finn, até sonhei com ele hehehe

bjs
Mila daily of books

Verônica Sobreira testemunhou...

a Bia, eu adorei este livro na época que li. Sabe é muito bom jovenzinhas lerem este livro , pois é um alerta , para elas que acham que conhecem alguém e será o único amor de suas vidas. Ótima resenha, legal.

Lia Christo testemunhou...

Eu ainda não me animei a ler este livro, e confesso que não tenho dado sorte com alguns livros com este tema. Talvez depois de ler sua resenha eu consiga olhar pra ele de outra maneira. Bjus
Lia Christo
www.docesletras.com.br

Biazinha testemunhou...

esse eu não li,mas pela sua resenha iria gostar.... romance leve mas emocionante,são pontos bem favoráveis na minha concepção para uma boa leitura.

bjsss

Bianca

www.apaixonadasporlivros.com.br

DÊ SEU TESTEMUNHO...