O Primeiro Dia - Marc Levy

Postado por Bia Carvalho

terça-feira, 16 de outubro de 2012

"O que passei nesses últimos meses, expandiu ao infinito o campo dos meus conhecimentos e sacudiu tudo que eu acreditava saber a respeito do nascimento do mundo."

Editora: Suma de Letras
Páginas: 365
Série: O primeiro dia #1
Faixa etária: 14+
Onde comprar: Saraiva 

A História: Keira é uma arqueóloga apaixonada por sua profissão, que tem como meta encontrar o fóssil do primeiro ancestral do homem. Adrian é um astrônomo, em busca da primeira estrela que despontou na aurora.
Eles se conheceram há alguns anos na faculdade, mas podiam jurar que não tinham nada em comum. Contudo, o destino cruza seus caminhos novamente, fazendo-os disputar um prêmio, e acabam sendo jogados dentro de uma aventura, capaz de desvendar alguns dos mistérios mais antigos da humanidade.

Minha Opinião: Nunca tinha lido nada do Marc Levy. Não sendo uma fã ardorosa de Nicholas Sparks, algo me dizia que os autores tinham o mesmo tipo de escrita. Impressão completamente errônea. E vou lhes explicar a razão na resenha que segue abaixo:
Marc Levy possui uma deliciosa complexidade em sua escrita, sem ser cansativo ou monótono. Sua história, pelos menos em O primeiro dia, é rica em detalhes, em originalidade e com uma pontinha de suspense que muito me agrada. Ah! E o principal: ele não carrega no drama. Tudo é bem dosado neste livro, até o romance, que consegue ser fofo sem ser  piegas. 
A troca de estilos de narrativa (ao contar as partes de Keira, Marc Levy usa a narrativa em terceira pessoa, e nas de Adrian, primeira pessoa) foi uma sacada brilhante, e confesso que torcia para que chegassem logo as partes de Adrian, para conhecer toda sua profundidade de sentimentos e seus pontos de vista bem colocados. Gostei muito, também, dos longos diálogos, que não permitem que o texto fique lento demais, sempre dando um "movimento" à trama.
Vale também ressaltar, que apesar do livro ser muito gostoso, não é nada acelerado. Levy parece gostar das longas divagações, de um texto poético e um tanto metafórico, por isso, se espera um suspense de partir o coração de tanta ação, esse livro não é para você.
Mais uma ressalva: achei alguns errinhos de revisão e não curti a capa. Contudo, essas não são características relevantes para a leitura, são apenas observações de uma pessoa chata e exigente =).
Ansiosa para ler o segundo volume.

Quantas estrelas:

Vídeo: Não sei explicar, mas durante a leitura do livro, a música Stars do Simply Red não saía da minha cabeça. Então, é ela!


7 comentários:

amorascompimenta testemunhou...

Oi flor. Vendo pela capa tenho a mesma impressão que você. Que seria um livro ao estilo de Nicolas Sparks, então à do a principio foi um livro que não me chamou atenção. Mas lendo a sua resenha, e você falando o quão bem o livro foi escrito de despertou a curiosidade para conhecer esse autor. bjs
Eykler

www.aghridoce.blogspot.com.br

Biazinha testemunhou...

Gostei da sua impressão do livro,ganhei ele num evento e fiquei com vontade ler mas ao mesmo tempo apreensiva se iria gostar ou não.

Mas agora acho que vou gostar sim,romance fofo,divagações e muitos trechos de diálogos são elementos importantes para deixar um livro bem gostoso de se ler!!!

Verônica Sobreira testemunhou...

Oi, Bia
eu também gostei muito deste livro, só tinha lido um livro dele Sete dias para uma eternidade é sobre anjos e demônios e é lindo. O senso de aventura dele é perfeito e gostei muito dos personagens tanto da Keira quanto do Adrian, eles são perfeitos um para o outro. Boa resenha, suas opiniões ficaram bem próximas da minha. Valeu.

Unknown testemunhou...

eu acho que leria esse livro, mas nao curti muito a capa dele xp
adorei a resenha amore.

Renata testemunhou...

Oi Bia!!! Eu tb gostei bastante deste livro. No inicio esperva cenas de maior ação no mesmo estilo de Código da Vinci, mas depois que me acostumei com o estilo de Levy, apreciei muito a leitura.
O próximo livro já está aqui em casa e estou doida para ler.
bjs

Milla testemunhou...

Eu nunca li nenhum dos autores citados, mais quero ler..
adorei essa sacada da narração e nunca vi isso em nenhum livro que eu li,
Quero esse livro logo pra mim, ja tinha me encantado antes
com o booktrailer.. Agora então...
bjs
http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

Daiane testemunhou...

Oi!
Eu estive curiosa para ler esse livro, mas não sei, ainda não estou com vontade de lê-lo.
Sua resenha me deu mais esperança em ler, pensei que ele seria muito denso em sua escrita, ou que o autor fosse cansativo. Mas pelo que vc colocou, Marc Levy consegue construir uma boa narrativa. Darei uma chance!
Bjs
Daiane
nouniversodaliteratura.blogspot.com.br

DÊ SEU TESTEMUNHO...