Cortina de Fumaça - Sandra Brown

Postado por Bia Carvalho

terça-feira, 23 de outubro de 2012

"Vingança? Ah, sim. Pensei em meia dúzia de maneiras de calar você, e todas elas eram obcenas."
Pág. 186

Editora: Rocco
Páginas: 452
Série: -
Faixa etária: 16+
Onde comprar: Saraiva

A História: Anos atrás, um incêndio em uma delegacia tornou-se história no noticiário nacional, transformando quatro homens em heróis, da noite para o dia. Um deles, Raley Gannon, se envolveu em um escândalo com uma prostituta que foi assassinada, alegando que estava drogado e que tudo fora parte de uma armação.
Britt Shelley, a repórter responsável por televisionar a notícia, destruiu a vida de Raley, pintando-o como o verdadeiro culpado da história. Contudo, o feitiço virou contra o feiticeiro, pois, anos depois, Britt acorda ao lado de Jay Burgess, um dos heróis do incêndio, sem lembrar de nada que aconteceu. E ele também está morto.
E quando Raley sequestra Britt, alegando que acredita nela, os dois começam uma caçada pela verdade, que pode terminar de forma perigosa e fatal.

Minha Opinião: Quando tenho em minhas mãos um livro de suspense, com um toque de romance, escrito por uma das autoras que eu mais gosto, não tem como não me sentir como uma criança com um novo presente. Embora Cortina de Fumaça não tenha sido o melhor trabalho que li de Sandra Brown, fiquei satisfeita com a leitura.
O livro é lento e tudo se desenrola de forma muito explicativa. Há cenas de ação, cenas mais quentes, cenas que te fazem virar as páginas com desespero, mas, a grande maioria do livro é composta por flashbacks e diálogos longos que servem para que você compreenda melhor tudo que aconteceu e possa tirar suas próprias conclusões. Confesso que não criei muitas teorias para o desfecho, mas acabei acertando o culpado por tudo. Não que seja óbvio, longe disso, apenas se torna um pouco lógico, se você prestar bastante atenção em todas as informações.
Acho sinceramente que o romance foi muito bem construído, embora não tenha sido o que mais me chamou a atenção no livro. O suspense aqui é realmente o foco, então, não espere duzentas cenas de amor, pois não há. Raley e Britt se odeiam, então, a tensão sexual entre eles é grande, e a medida que vão se conhecendo e compreendendo as razões para seus atos, todo o ódio vai se modificando, o que é interessante e até crível, apesar de o livro se passar em um curto espaço de tempo.
Hoje, enquanto procurava uma imagem da capa do livro, em um tamanho legal para ilustrar a resenha, descobri no blog Paixão por Livros, que Cortina de Fumaça (Smoke Screen) virou um filme em 2010. Parece que eles se mantiveram fiéis à trama literária, mas, como já estou caçando para assistir, depois dou um edit no post para contar o que achei.
Recomendado para os fãs do gênero, que não se importam com um livro de suspense mais parado.

Quantas estrelas:


Vídeo: Aproveitei que descobri o filme, e resolvi colocar aqui uma cena que achei no youtube, aliás, uma das melhores cenas do livro:


11 comentários:

Renata testemunhou...

Oi Bia!!
Como sempre mais uma excelente resenha.
Suspense, ao lado dos romances, são meu estilo preferido, então é claro que fiquei interessada pela história.
O fato de ser um pouco mais parado não me incomoda em nada, principalmente quando você termina sua resenha premiando o livro com 4 estrelas. bjs

Verônica Sobreira testemunhou...

eu ainda não li nada da Sandra Brown, por mais incrível que pareça. Gosto um pouco de suspense. Sua resenha está ótima e aguça a vontade de ler, porém com nossas filas intermináveis né? Valeu Bia.

Unknown testemunhou...

eu nunca li nada dela, nem sabia desse livro (valia o filme que também não conhecia) shuashushu
nao sei se leria, fiquei na duvida, mas aprece ser legal, mas odiei a capa.

Elimar Souza testemunhou...

Amo Sandra Brown. Foi um dos primeiros livros do gênero Policial/Romance que li. Concordo com você quando diz que o ritmo dessa trama é um pouco lento, mas não acho que isso retire o brilhantismo de Brown. Ela tem um estilo, e leva ele adiante. As vezes, ela acerta a mão. Em outras, ela é meio fraquinha. Mas eu amo mesmo assim. BJS!

Anônimo testemunhou...

Me interessei muito pelo livro. Já estou atrás do filme também.
Nunca li nenhum livro da Sandra Brown mas sua resenha me fez interessar.

Luiza Helena Vieira
Obsession Valley

Lia Christo testemunhou...

Eu já li alguns livros de Sandra Brown e gostei. Eu costumo gostar de romances policiais, pois costumam ter sempre aquela aura de mistério misturado a paixão. Parabéns pela resenha, está ótima. Bjus
Lia Christo
www.docesletras.com.br

Milla testemunhou...

Nunca li essa autora, não gostei de saber que o livro é lento.. :(
gostei muitooo do quote que vc colocou lá em cima, é poderoso!! hehhee

gostaria de ler esse livro.
bjs
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

Biazinha testemunhou...

Eu adoro um suspense,seja ele dinâmico ou mais parado... não me lembro de ter lido nada da autora.. valeu a dica.

vou tentar ver o filme primeiro para depois me deliciar com o livro,porque mesmo sendo uma fiel adaptação o livro vai superar o filme.

é quase regra....


bjssss

perfil testemunhou...

engraçado, não achei o livro lento. tem uma dinamica bacana. o livro é ótimo. agora qro ver o filme, preciso visualizar algumas cenas rsrs!!!

perfil testemunhou...

engraçado, não achei o livro lento. tem uma dinamica bacana. o livro é ótimo. agora qro ver o filme, preciso visualizar algumas cenas rsrs!!!

Unknown testemunhou...

Olá, colega! Estou comentando atrasada, mas gostaria de saber sobre o filme. Qual é o nome em português? Me interessei, mas não consegui achar...

DÊ SEU TESTEMUNHO...