Julieta - Anne Fortier

Postado por Bia Carvalho

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011


"- Não me desposes apenas para me abandonar! - implorou. - Esta é a nossa noite de núpcias!
- Amanhã - sussurrou ele, quase estendendo a mão para afagar o rosto dela - olharemos para trás e riremos de tudo isto.
- Amanhã talvez nunca chegue! - soluçou Guilietta na palma da mão.
- Haja o que houver - garantiu-lhe Romeo -, estaremos juntos. Como marido e mulher. Eu te juro. Neste mundo... ou no outro."

A História: A mais trágica história de amor de todos os tempos, Romeu e Julieta, sempre foi um objeto de adoração para a jovem Julie Jacobs. Sabia todas as falas de cor e sonhava com a promessa de um amor eterno que sobrevive às barreiras do tempo.
O que Julie não sabia era que depois da morte de uma tia que a criou, ela descobriria que era descendente da Giulietta de Shakespeare, e que sua mãe morreu tentando encontrar um tesouro há muito escondido, um tesouro que pertencia à sua família.
Além do tesouro, Julie, ou Giulietta como descobriu que se chamava, encontrou livros, cartas e diários datados de séculos atrás contando uma história sobre um casal apaixonado, que contradizia à história conhecida por todos nós. Diferentes sobrenomes, três famílias e não duas, e personagens inimagináveis. Porém, infelizmente, uma história não menos triste.
Enquanto vai descobrindo as verdades sobre o conto de Romeu e Julieta, Julie vai conhecendo verdades sobre ela mesma, sobre a pessoa que ela era e quem viria a se tornar ao se ver no meio de mistérios, morte, pessoas em quem ela não podia confiar e uma paixão, que também ultrapassaria as barreiras do tempo.

Minha Opinião: Quando eu era muito menina, surpreendia minha mãe pedindo para que ela colocasse no vídeo-cassete (isso existe ainda?) um filme que ela gravara há muito tempo. Não era nenhum desenho de Walt Disney, mas sim Romeu e Julieta de Franco Zefirelli, uma linda versão com a inesquecível Olivia Hussey que até hoje me encanta. Ali nascia minha paixão por essa história, e posso dizer claramente que Anne Fortier me fez amá-la ainda mais.
Não consigo definir em palavras o que toda a história me fez sentir, porque sinceramente não acho uma palavra... não sei o que esse livro fez comigo. Parece uma coisa sobrenatural, juro... mas eu me senti completamente transportada para dentro da obra, desejando ser Julie e me descobrir descendente de uma das personagens que eu sempre amei, desde pequena.
A forma como Anne transportou o romance para os dias atuais e como ela intercalou os fatos de 1340, contando a história da paixão avassaladora que tomou conta de dois jovens cheios de vida, que ao contrário do que Shakespeare nos contou, não eram de famílias inimigas, me fascinou. A maneira como ela uniu esses "fatos" com a busca da protagonista por suas raízes e por sua história também foi genial.
Alessandro também foi uma grata surpresa. Ele cresceu como personagem infinitamente e foi um perfeito herói para uma heroína espirituosa, inteligente e a típica "patinho-feio" que se tornou cisne. Ele, com seus segredos, com seu toque sedutor de mistério, que oscila entre mocinho e bandido, ganhou a cena. E não podemos deixar o Romeo de lado. Esqueça aquele Romeuzinho franzino, bobinho e meio canastrão do filme. Nesse livro, ele é digno do personagem que o imortalizou.
Preciso me conter, senão vou ficar horas falando desse livro mágico. Só posso dizer que ele me ganhou desde o prólogo, que é uma coisa linda! Talvez eu seja romântica demais, goste demais de poesia e histórias medievais, mas só posso dizer que Anne Fortier acertou no tom. Julieta é lindo, fantástico, poético... *suspira*. Virou favorito!

Quantas Estrelas: ***** (posso dar dez?)

Tem uma trilha sonora? Tinha que ser esse... A Time for Us, o verdadeiro tema de Romeu e Julieta.

14 comentários:

Mônica Costa testemunhou...

Quero D+ ler esse livro!!
Já vi variás pessoas falando super bem e dizendo que e lindo *-* Espero ler ele em breve!!!

Passa lá no meu Blog!

Renata testemunhou...

Oi Bia!!!
Estou louca para ler esse livro. Só li boas resenhas até agora. E Romeu e Julieta será sempre Romeu e Julieta.
bjs

Adrianna Alberti testemunhou...

Oi indiquei um desafio para você no meu blog: http://tykkita.blogspot.com/2011/02/desafios.html

bjos

Viaje na Leitura testemunhou...

Oi Bia!!!!!!!!!!!
Esse livro eu li esse mês e já foi para o ranking dos melhores que já li, recomndo muitooooo mesmo!

Bjoss

Eliane testemunhou...

Que resenha maravilhosa. Já estou com Julieta na minha lista de futuras aquisições, e sua resenha só me deu mais vontade ainda de ler. Parabéns.

Beijo

Eliane (Leituras de Eliane)

Unknown testemunhou...

Bia, adorei a resenha =) Você realmente conseguiu me passar parte do que sentiu ao ler esse livro e, assim, só aumentou a minha vontade de lê-lo =)

Isis Silva testemunhou...

Querida tem desafio lá no blog para você.

Vou deixar o link p vc aki:
http://felicidadenoslivros.blogspot.com/2011/02/desafio-literario-nacional.html

Beijos

Unknown testemunhou...

Ahh, eu li esse livro e concordo com tudo que você disse, ele tambem é meu favorito e acho que é o unico livro que eu leria novamente..
Somos duas romântica demais,que gostam demais de poesia e histórias medievais.. emfim, esse livro ate me fez chorar *---*
Sua resenha esta perfeita e descreve com todas as palavras a maravilha de ler esta obra.
Ps: eu tambem queria ser Giulieta para viver esse romance.. e senti que uma parte de mim morreu quando o a história finalmente chegou ao fim ;D

like_i_like testemunhou...

Esse livro é o livro mais perfeito que eu ja li em toda a minha e olha que a lista é bem comprida. Sinceramente, eu simplesmente amei mais a historia da Anne do que a de Shakespeare, que, para mim, se tornou um classico, o que significa que vai ser uma das historias que eu conterei para meus filhos rsrs. Mas a genealidade da Anne simplesmente me cativou. Ela nao escreve muito, nem pouco, o necessario para tornar a historia perfeitamente perfeita. Quem ler e nao gostar, posso afirmar que é um idiota cabeça dura.
Bjs
Mari
like-i-like.blogspot.com

Unknown testemunhou...

Cara, eu ganhei esse livro de natal e amooo ele! pena que o furtaram dentro da minha sala de aula antes q u terminasse de ler :(

Teatrando testemunhou...

Sou atriz e estamos fazendo uma montagem de Romeu & Julieta em São Paulo. Fui apresentada à esse livro ontem pela minha colega de palco, que faz a Julieta. Ela está usando o livro para "laboratório". Confesso que sempre tive uma opinião pouco lisongeira sobre a personagem, mas ultimamente e sobretudo depois do que essa colega de trabalho me falou da obra, venho mudando de opinião. Já vou comprá-lo. Valeu pelo post!

Megan Levíye testemunhou...

As mudanças da vida são tantas quanto podemos suportar. A música é maravilhosa, nunca ouvi nada tão perfeito como ela. Eu nunca soube deste livro até que hoje minha professora, que tinha me prometido dar alguns livros de sua coleção, me trouxe esse junto deles. Pelo que eu ouvi de todos, e li sobre o que você disse, tenho a certeza de que ele será a luz da minha vida.
Você me deu a fé que eu precisava para lê-lo, então, muito obrigada...

DÊ SEU TESTEMUNHO...