Entrevista e PROMOÇÃO - Neilon Batista - Autor de O Guardião do Graal

Postado por Bia Carvalho

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Amor, Mistério e Sangue mais uma vez teve o prazer de entrevistar um super autor nacional. Dessa vez foi um escritor láaaa de Manaus, Neilon Batista, que é uma simpatia. Confiram!


AMS: De onde surgiu a inspiração para esse livro?

NB: Bia, muitas literaturas contribuíram para a criação desta obra, mas a inspiração para escrever um romance sobre o Santo Graal, veio em 1995 quando finalmente um grupo de cientistas conseguiu finalizar o projeto de todo mapeamento do corpo humano, chamado Projeto Genoma, depois disso, a medicina evoluiu com as questões relacionadas ao DNA, entramos na era da clonagem e por fim aos comentários da possível clonagem de um novo Messias. Com o advento de Dan Brow, onde colocou em sua obra a última descendente de uma linhagem sagrada de Cristo, sendo Santo Graal, tive a idéia de criar um romance sobre o Santo Graal, mas dando enfoque no Sangue, sendo que desta vez o Santo Graal não estaria mais perdido, mas deveria ser protegido. Um segredo que poderia trazer avanços na medicina, porém abalaria a fé de milhões de pessoas. Por isso acredito que O Guardião do Graal é um romance bem diferente e moderno de tudo que já se escreveu sobre o Graal.

AMS: O Graal já foi representado de várias maneiras. Você realmente acredita que exista um Graal? Se sim, o que acha que ele é? E quais os seus benefícios para a humanidade, na sua opinião?

NB: Bia, se pensarmos em um Graal como narrado em diversos romances e livros, como aquele do Indiana Jones e a Última Cruzada, onde o Graal é representado pela taça que Cristo teria utilizado na última ceia, possa ser que este graal esteja aí guardado em algum local, ou até mesmo o tempo tenha destruído. Mas sinceramente não acredito que uma taça seja ela de barro, de ouro, de prata tenha um poder sobrenatural, divino. O Verdadeiro Graal é a nossa busca diária para nos tornarmos pessoas mais humanas, evoluídas espiritualmente, de forma que o mundo absorva toda esta paz que consigamos encontrar quando achamos o Graal. Não é só uma questão de sangue, de linhagem sagrada ou de uma taça, é de forma de vida. É viver o Verdadeiro Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amar seu próximo como eu Jesus nos ama.

AMS: O que é tão importante para você, que poderia ser considerado seu Graal?

NB: É importante para mim, tudo aquilo que me sustenta, que me dar forças para seguir em frente, que me traz felicidade e paz em conjunto com meu próximo. Minha família é muito importante, minha filha, minha esposa. Não conseguiria viver sem elas. Acho que isso é o meu Graal. Acho que tudo aquilo que traz felicidade é o teu Graal, por isso, cada um deve buscá-lo.

AMS: O que você acha que um livro precisa ter para que ele seja imperdível?

NB: Rss. Bem Bia, eu sou muito novo na área literária, busco me aperfeiçoar cada dia mais, mas entendo que um livro para ser imperdível ele precisar ser escrito como autor e como leitor. É importante você escrever sempre pensando em como o leitor irá se comportar, buscando por meio de cada linha, envolvê-lo na trama, chamando-o para dentro do cenário, tornando ele um personagem da outra. É isso que busquei quando escrevi O Guardião do Graal e espero que tenha conseguido...Espero...rss

AMS: O personagem do seu livro, era um homem amargurado, pronto para cometer uma besteira. Você é uma pessoa de fé? Acha que ela realmente move montanhas?

NB: Sim. Tenho muita fé. A Fé Bia, ela é um estado de espírito. Ou seja, ela poderá permanecer inalterada desde que saibamos prolonga-lá.

AMS: Quanto tempo você levou para escrever O guardião do Graal? Encontrou alguma dificuldade em algum momento?

NB: Bia, parece brincadeira. Mas levei 10 anos, muita coisa mudou desde os primeiros rascunhos. Personsagens foram criados, outros eu tirei. Você me fez lembrar agora de um outro amigo do Pedro, chamado Freitas, era um personagem que iria ajudar Pedro em sua busca, mas depois, resolvi eliminá-lo e criar a Nataly, pois achei interessante colocar um pouco de romance.Sim, encontrei muitas dificuldades. Escrever um romance com um tema universal, mas especificamente de cenários europeus, não foi nada fácil. Pensa comigo, como posso narrar uma rua de Sevilha, se eu nunca visitei tal cidade, dificil né? Então tive que ler muitas revistas de turismo...Eu olhava a paisagem, lia um pouco sobre a cidade e colocava a imaginação para funcionar...Mas consgui...Espero que tenha ficado bom...rss

AMS: Quais são as maiores dificuldades enfrentadas por um escritor nacional? E o que você acha que já mudou no mercado literário brasileiro?

NB: As dificuldades são muitas para quem está entrando no ramo literário. Acho que os escritores nacionais famosos também devem ter suas dificuldades, mas prefiro falar das nossas que ainda somos pequenos e pouco reconhecidos. Por exemplo, acho que nossa maior dificuldade é a falta de patrocínio e de editoras que realmente valorizem o nosso trabalho, ainda sofremos muito com problema no impresso, erros de digitação, erro gramatical, o que deixa a gente super preocupado, pois temos que correr atrás, buscando a ajuda de amigos e dos próprios leitores que nos apontam os erros e mandamos para a correção. Acho que hoje com a ajuda do SKOOB, sim o SKOOB, finalmente uma mídia social voltada para quem ama a leitura tem ajudado muito a divulgação no mercado. Hoje com o advento da WEB 2.0 nós, digo nós, eu, você, qualquer pessoa, passamos a ser produtores de informações na Web e com isso novos talentos surgem diariamente no ramo literário, expondo sua poesia, seu contos, suas cronicas, seus romances. Na verdade, sempre existiu estes talentos, acontece que agora com a Web tudo se torna mais fácil.

AMS: Quais são suas dicas para alguém que está iniciando sua carreira?

NB: Bem: Primeiro nunca desista do seu sonho. Prepare todo seu material e procure uma editora que possa publicar sua obra. Valorize seu trabalho, alias, se valorize sempre, porque assim as editoras irão perceber um grande potencial em você. Faça cursos na área literária, leia bastante, especialize-se. Adote um estilo próprio de redação, pois assim, você ficará reconhecido pelo que escreve e como escreve e não pelo seu nome. O nome as pessoas logo esquecem, mas o estilo não. Quando sair seu primeiro exemplar, revise, revise, revise e revise, para garantir entregar na mão do leitor uma obra de primera. Bem acho que é isso..rss

AMS: Deixe um recado para o Amor, Mistério e Sangue:

NB: Bem, quero agradecer a participação de todos os seguidores do BLOG Amor, Mistério e Sangue. Muito obrigado a você Bia, por esse seu talento administrando este Blog e espero contar com a ajuda de todos comprando minha obra, ajudando o autor. E principalmente um abraço carinhoso do Guardião do Graal.

****

Eeeee... para presentar MAIS UMA VEZ os leitores do blog, o Neilon Batista está disponibilizando mais um exemplar do livro para sorteio, portanto, se você não ganhou da primeira vez, essa é a sua chance!!!


REGRAS:

1- Ser seguidor do blog Amor, Mistério e Sangue,
2- Ser residente no Brasil;
3- Ser seguidor do blog de Neilon Batista - AQUI
4- Preencher o formulário no Google Docs - AQUI

Quem quiser ganhar números extras:

* Seguir meu Twitter (AQUI)
* Seguir o Grupo do Blog Amor, Mistério e Sangue no Skoob (AQUI)
* Divulgar a promoção nas Mídias Sociais: Twitter, Facebook, Blog...

Mensagem a ser Twittada:
NOVA CHANCE!! #SORTEIO O guardião do Graal de Neilon Batista no Amor, Mistério e Sangue @BiaStoryteller - http://bit.ly/9VGz0a

Para cada um dos itens acima, preencher mais uma vez o formulário.
Divulgação no Twitter pode ser feita de 24 em 24h. - para cada uma, preencher mais uma vez o formulário!

A promoção terá fim no dia 20/09/2010 e o resultado sairá no mesmo dia!!! O vencedor (a) receberá um e-mail requisitando seus dados que deverá ser respondido em 3 dias!!!








5 comentários:

DÊ SEU TESTEMUNHO...