Entrevista com o autor nacional Marco Aurélio Paz

Postado por Bia Carvalho

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Segue mais uma entrevista muito legal que eu tive a oportunidade de fazer com o autor Marco Aurélio Paz, que escreveu Lohan e os mistérios da magia.


AMS: Oi Marco, por favor, apresente seu livro - Lohan e os mistérios da magia.

MAP: Publicado pela editora Novo Século, o “Aprendiz de Mago” é o primeiro volume da saga “Lohan e os Mistérios da Magia”. A série narra a estória de Lohan, um garoto que torna-se aprendiz de um mago fadado a morrer. Seu velho mestre lhe ensinará a desvendar e dominar os mistérios da magia, mas, caberá a Lohan, sozinho, superar as adversidades que surgirão em seu caminho para alcançar seus objetivos e tornar-se um verdadeiro mago. Forçado pelo destino a separar-se de seus amigos e parentes, o corajoso aprendiz viverá aventuras mortais, onde conhecerá algumas criaturas maravilhosas, e outras, nada agradáveis e bastante sombrias. Apesar de Lohan viver aventuras fantásticas e surpreendentes, certamente não será nada fácil para ele manter-se vivo. Lohan será um personagem inesquecível para todos que desejarem conhecer a estória de sua vida cercada de magia, criaturas e desafios.

AMS: Como surgiram as ideias para escrever essa história?

MAP: Pode parecer estranho, mas as ideias surgiram durante muitas noites, minutos antes de eu dormir, enquanto eu esperava o sono chegar. Por hábito, todas as noites quando deito em minha cama, abro um livro e leio um pouco antes de dormir, mas durante os meses que levei para escrever o livro, os meus momentos de leitura foram substituídos por momentos onde eu imaginava situações detalhadas que seriam vividas pelos personagens da saga. A trama da estória se revelava quase que espontaneamente em minha mente na forma de um filme, que eram passados para o papel na mesma noite, ou no máximo no dia seguinte. O silêncio e o escuro parece me deixar mais criativo.

AMS: Qual o maior diferencial de sua obra para outras de fantasia?

MAP: Livros de fantasia costumam ser bastante vagos. É comum que acontecimentos fiquem com explicações imprecisas ou simplesmente sem elas. O uso da “magia” e da palavra que define o gênero, “fantasia”, parece permitir que qualquer coisa seja possível e que não mereça grandes explicações. Eventos mágicos ou criaturas fantásticas são usadas nas estórias de forma abstrata, fazendo que os leitores não se identifiquem com os personagens e com as situações narradas. Aí está o principal diferencial da minha obra: fiz questão de explicar aos leitores como a fantasia e magia “acontece” no mundo de Lohan, para que os leitores realmente acreditem nela. Dessa forma, além do leitor curtir a aventura e as tramas por entenderem o mundo onde a estória acontece, poderá desvendar os mistérios da magia junto com Lohan enquanto lê a obra. Outro diferencial que vejo, é que todo mago que vive no mundo de Lohan pode ter uma “criatura divina”, se for capaz de conquistá-la ou se herdá-la de seu mestre. As criaturas divinas são gigantes e magníficas, com características únicas, comandadas pelo mago para proporcionar a ele usar a força bruta, algo que não se atribui a “magos”.

AMS: Quando crianças, somos rodeados por histórias maravilhosas que nos fazem acreditar em fantasia e desejar que nossa vida tenha aventura e um pouco mágica. O que havia de Lohan em você que o fez criar esse personagem?

MAP: Quando criança, eu imaginava que seria fantástico se magia e criaturas fantásticas existissem. Lohan é essa parte de mim que não morreu e que nunca deixou de acreditar nisso. Dentro das páginas dessa obra, no mundo onde vive Lohan, a fantasia e a realidade se misturam tornando-se a minha verdade.

AMS: Como foi o seu contato com a editora e como eles receberam a sua obra?

MAP: Descobri como enviar um original para avaliação pelo site da editora. Depois de enviar uma via impressa e encadernada para avaliação, esperei por algum tempo para descobrir se o texto seria indicado para publicação. Quanto tive a resposta positiva (confesso que fiquei muito feliz por isso), começamos a trocar e-mails para iniciamos o trabalho de impressão e distribuição do livro. Creio que a editora recebeu muito bem a obra, caso contrário ela não publicaria e distribuiria o livro com a marca dela pelo Brasil. Sou muito grato a Novo Século pela oportunidade.

AMS: Na sua opinião, atualmente, com o mercado literário brasileiro crescendo e com força, você acha que há uma chance de um escritor brasileiro viver de literatura?

MAP: O cenário é positivo... mas apesar das pessoas estarem lendo mais, e outras que não liam, passarem a ler, dois fatores dificultam a vida de um escritor brasileiro que pretende viver produzindo literatura: o primeiro é que a maioria das editoras não lançam livros de autores nacionais, preferindo lançar obras que fizeram sucesso em outros países, e a segunda, é que nossos leitores preferem comprar sucessos internacionais traduzidos ao invés de apostar em uma obra de um autor nacional pouco conhecido. Como não se muda a cultura dos leitores de um país da noite para o dia, aos poucos, isso pode acontecer. Entretanto, apesar dos obstáculos, acredito que os autores que conseguirem publicar diversas obras ou terem um grande sucesso de vendas em poucas publicadas, poderão sim viver como autores profissionais. Até hoje, creio que poucos autores nacionais conseguiram essa façanha, mas não desistir é o mais importante para atingir esse objetivo. Confesso que escrever para mim é um hobby que exercito no meu tempo livre. Faço por puro prazer. O mais importante para mim é ver os leitores da série “Lohan e os Mistérios da Magia” satisfeitos com a obra, divertindo-se com os momentos de aventura e suspense, e até de comédia, que compõe a trama. Mas quem sabe um dia não chego lá? Rs!

AMS: Lendo as resenhas dos leitores do seu livro no Skoob, percebi que AÇÃO é uma palavra que todos eles usam para definir Lohan e o mistério da magia. E você qual palavra acha que define a sua obra?

MAP: Concordo com sua percepção, e com os comentários dos leitores que resenharam sobre a obra no Skoob. A palavra “ação” define muito bem a saga. Descrever situações onde tudo acontece de forma muita rápida requer uma atenção especial quando passada para as páginas de um livro. Apesar da velocidade com que os eventos acontecem, o detalhe na narrativa é fundamental para que a cena possa ser visualizada da forma que merece. Me preocupei bastante com isso enquanto escrevia, e creio que o resultado ficou ótimo.

AMS: Qual o maior benefício para os autores atuais que as mídias sociais trazem para a divulgação de seus livros?

MAP: Na minha opinião, direcionar o esforço na divulgação para o público alvo correto, de forma gratuita, é o maior benefício das mídias sociais para os autores. Graças a elas o autor pode contatar grupos específicos de leitores, sugerindo a leitura de sua obra aos que se interessam por livros do mesmo gênero.

AMS: Deixe uma mensagem para os leitores do blog!

MAP: Agradeço à Bia, pelo interesse que ela demonstrou pela minha obra e pelas minhas opiniões. E obrigado a vocês também, leitores do blog, por lerem a entrevista. Espero que tenham gostado e que possam dedicar um pouco de tempo para conhecer meu site: www.marcoaureliopaz.com.br. Lá estão disponíveis alguns capítulos do “Aprendiz de Mago”, o primeiro volume da saga “Lohan e os Mistérios da Magia”, e agradáveis contos fantásticos completos. Acessem, conheçam e, principalmente, leiam. Tenho certeza que vão gostar.

Abraços, Marco Aurélio Paz.

***

Eu é que agradeço, Marco, por sua atenção! Desejo muito sucesso na sua carreira de escritor!


1 comentários:

Renata testemunhou...

oi Bia!!
Parabéns pela promoção...ainda não conhecia o autor, mas me interessei bastante peo livro.
BJS

DÊ SEU TESTEMUNHO...