Caixa de desejos - Ana Cristina Melo

Postado por Bia Carvalho

terça-feira, 13 de julho de 2010

"... Confie em você, confie no poder do seu sonho. Ninguém vai realizar os desejos em seu lugar. A batalha é sua.
Então, minha neta, não tema seus sonhos. Não se culpe por sonhar..."

A História: A casa de Marília era uma confusão, ou parecida com um hotel, como ela mesma compara. Lá viviam: ela, seus pais, seus avós, um tio e ainda havia uma vizinha que praticamente morava também com eles de tanto que aparecia por lá. O que ela não contava era que iria aparecer uma irmã também. Irmã essa que ela quase não conhecia e com quem ela teria que aprender a conviver.

A Caixa de desejos: Ao mesmo tempo que Marília ganha uma irmã, ela perde uma avó muito querida. Porém, antes de morrer, a avó lhe deixa de presente uma caixa. Uma caixa que não era comum. Era uma caixa de desejos que continha um caderno, onde Marília deveria relatar os seus sonhos, com a certeza de que todos, ou pelo menos quase todos se realizariam.

Minha Opinião: Ana Cristina Melo conseguiu me transportar para uma época da minha vida que eu sinto muita falta. Minha infância. Especialmente quando eu ia toda a semana na biblioteca da escola, incomodar a Tia Magali para saber se tinha alguma novidade. De preferência do meu autor favorito: Pedro Bandeira.
Caixa de Desejos tem um gostinho de nostalgia. Gostinho de passado... e deu um apertozinho gostoso no peito ao lê-lo.
Tenho certeza que a história, apesar de ser classificada como "infanto-juvenil" vai agradar marmanjos como eu, com sua magia, sua escrita lúdica e os personagens simpáticos.
Além disso, ela cita nomes muito queridos como Monteiro Lobato (que eu nunca gostei muito, mas que sem dúvida é o precursor do gosto pela leitura de muitas pessoas), Lygia Bojunga, Ana Maria Machado... ai ai, ô época boa.
Época onde as crianças eram apenas crianças... onde não se importavam em começar a namorar cedo, não podiam assistir filmes violentos, brincavam de boneca e de pular corda e não em frente a um computador 24 horas por dia... época de bala juquinha, de TV Colosso, de Rá-tim-bum e Walt Disney em 2D (quer coisa melhor que isso, com aquelas músicas lindas?).
Vou parar por aqui senão vou começar a chorar de saudade...
Leiam o livro de Ana Cristina Melo... crianças, adultos ou adolescentes... vocês vão entender o que eu estou falando...

Quantas estrelas: *****

Tem uma trilha sonora? No mesmo clima de nostalgia, eu escolho a música: When you wiiiish upoooon a staaaar...

13 comentários:

Adriana Leal testemunhou...

Oi Bia, ando sumida mas ainda existo! Tem selinho pra você em meu blog
http://sempreleitura.blogspot.com/2010/07/selinho_13.html

Leninha Sempre Romântica testemunhou...

To doida por esse livro, participando dos sorteios, quero igual vc voltar às lembranças da minha infância, uma época que adoro me lembrar, eu fui muito feliz!
Amei a resenha Bia, beijão!

MARCINHOW testemunhou...

Realmente as duas coisas que eu mais gostei do livro foi re-lembrar a minha infância e identificar os autores que inspiraram a Ana!

Angélica Roz testemunhou...

Que legal Bia! Vou procurar esse livro! Sou ultra nostálgica também! :) Bjss!

Naia Mello testemunhou...

Eu queria te perguntar uma coisa. É so com parceria que ganha os livros das editoras para divulgação? como é isso?
é que eu queria fazer resenhas de livros ou algo do tipo. mas eu queria alguém que me diga se vale a pena. e como faz.

Anônimo testemunhou...

AMEEEEEEEEEEEEEEIII esse livro, imediatamente ele me remeteu aos meus 7 anos de idade...ai que saudades!
Lindo eu Blog!

Ana Cristina Melo testemunhou...

Bianca,

obrigada, querida, pelo carinho e pela resenha linda que você fez. Fiquei muito tocada. E fiquei encantada por você ter escolhido uma trilha sonora para o filme. Nossa, sempre que puder vou citar a música e contar como ela se tornou a trilha do livro. Eu amo essa música e achei o máximo a associação com a minha Caixa de Desejos.

Um beijo grande,
Ana Cristina Melo

Adriana Leal testemunhou...

Oi Bia, sumi porque tenho outro blog, o www.desmanchapontos.blogspot.com , e estou organizando um sorteio comemorando 50.000 visitas, como é artesanato vou sortear algo feito por mim. Apareça lá e se inscreva, quem sabe você não ganha um presentinho!

Bjos

Fernanda Leite testemunhou...

Eu sou louca para ler esse livro! Parece ser muuito bom! Você falando das coisas que sente saudades da infância... Realmente, parece que tudo era muito mais legal que hoje, né? Meus pais demoraram bastante para comprar um computador, então sempre assistia Rá-Tim-Bum, programas da TV Cultura, pulava corda (aliás, eu sou ótima!), brincava de elástico... Bonecas, então? Tem umas que simplesmnete não consigo me desfazer...
Beeijo!

DÊ SEU TESTEMUNHO...