Talentos da Casa - Segredos de um vampiro - Raphaela Melo

Postado por Bia Carvalho

segunda-feira, 19 de março de 2012


Editora: Dracaena
Páginas: 536
Série: -
Faixa etária: 14+
Onde comprar: Site da Editora

A História: Marq Melo Monteiro é um vampiro recluso, fugindo da cidade onde habitava e escolhendo um lugar tranquilo para viver. Tudo que ele queria era poder "ser humano" (ou fingir que era um). Claro que ele não contava em se apaixonar. Muito menos por uma bruxa.
Bruxas e vampiros são inimigos mortais há anos, mas Marq e Carol não parecem se preocupar muito com isso. Contudo, quando a Cidade dos Anjos, onde moram, começa a ser invadida por vampiros, e assassinatos começam a acontecer, eles precisarão se preparar para uma verdadeira guerra.
Será que o amor poderá sobreviver a tantos obstáculos?

Minha Opinião: Já namoro esse livro desde que sua belíssima capa foi criada pelo meu digníssimo André Siqueira. Acho interessante quando os autores nacionais entranham nesse mundo sobrenatural tão sedutor do vampirismo. Mais ainda quando o vampirismo é trazido para o Brasil. Segredos de um vampiro cumpriu seu papel, mas deixou a desejar em outros pontos.
A história é interessantíssima. Um enredo misterioso, envolvendo criaturas inimigas vivendo um amor proibido. Raphaela Mello é bem criativa. Há clichês no livro, mas ela soube mesclá-los com tons de originalidade e com um brasileirismo que tornou a leitura muito agradável. A autora não se perde, mesmo com tantos personagens, com várias cenas intercaladas, contando a história de cada um, e além disso, ela não enrola. Apesar do livro ter mais de quinhentas páginas, não há cenas desnecessárias e isso não nos entedia. Ponto para ela.
Contudo, senti uma estranheza com relação à escrita dela. Eu normalmente não curto livros escritos no presente, até porque isso é uma porta de entrada para confusões com tempos verbais (que infelizmente aconteceram). De qualquer forma, além dessa peculiaridade que me incomoda, as frases são curtas, deixando a leitura um pouco confusa e as ideias se misturam em alguns parágrafos. Há também erros de revisão.
O romance, que tinha tudo para ser arrebatador, não me convenceu completamente, mas não é ruim. Acho que Raphaela poderia ter se aprofundado um pouco mais nessa área, que ela teria se dado muito bem.
Gostei muito da forma como ela deu uma "voz" a cada personagem, preocupando-se em contar suas histórias e não tornar ninguém extremamente secundário. Todos tinham sua personalidade, passado, presente e futuro. Entretanto, apesar disso, não consegui torcer por ninguém, não escolhi um preferido, como normalmente acontece.
Bem, com pontos contra e mais pontos a favor, recomendo a leitura de Segredos de um vampiro, feliz em saber que nosso Brasil continua arrebentando na literatura.

Quantas estrelas:


Vídeo: Recentemente me deparei com a letra de So long do Kamelot e percebi que ela fala de vampirismo. Acho que tem tudo a ver com esse livro.

9 comentários:

Rapha testemunhou...

Oi Bia :D

Capa linda mesmo! *-*
Escrever no presente é um verdadeiro desafio mesmo, só de eu escrever resenhas assim já me perco toda, imagina escrever um livro? rsrs
Mesmo assim é um livro que pretendo dar chance sim, até pq os autores brasileiro têm me surpreendido (positivamente) no campo do sobrenatural.


Beijocas!
Rapha ~Doce Encanto

Vanilda testemunhou...

Ainda me surpreende os livros com enredo sobrenatural escrito por autores brasileiros. Não é nenhum tipo de preconceito, de forma alguma, mas como isso é recente, ainda me causa um pouco de estranheza, mas acho super válido e interessante que exista essa linha de livros nacionais. Então, por gostar de sobrenatural, normalmente já me senti atraída pelo livro, mas agora, depois de ler sua resenha, estou com um pouco de reserva devido aos "porém" que você mencionou. De qualquer forma, é uma boa indicação de leitura.

Lu testemunhou...

ei Bia,
essa capa é muito bonita e chamativa.
Ainda vou querer ler. ^^
beijos.

Laisinha Mitsuki testemunhou...

Um nacional de vampiros???? Show!!!
Gostei da ideia, vou colocar na lista!

Renata testemunhou...

Oi Bia!!!
A capa é memso linda e apesar de adorar o tema "vampiro" estou um pouco farta deles no momento. então essa é uma dica que irei guardar para o futuro.
bjs

Nataly Gonçalves testemunhou...

Adorei a capa do livro!
Realmente, escrever perfeitamente bem é um desafio ainda mais no presente. Eu não conhecia este livro e gostei bastante da dica.

Beijinhos

Miriam testemunhou...

Oi, Bia,

Estou cansada dos vampiros. Acho que está na hora dos autores largarem essa onda 'crepuscular' de uma vez por todas e usarem a criatividade para outros temas.

beijo

Tázio Silvetre testemunhou...

Estou ansioso por esse livro, mas quando li o primeiro capítulo no site da autora, devo admitir que me decepcionei. A leitura do livro é... Estranha? Não sei bem, mas acho que não sou acostumado a como ela escreve... Mas, tudo bem. Lerei em breve.

-Tázio Silvestre
My World of Books

Mila Ferreira testemunhou...

Achei a sinopse interessante, gostei da capa, mas sei lá os livros agora ficaram meio clichês em relação a personagens: tudo é vampiro, bruxa etc... sei lá. Acho que é uma formula de vender, mas já deu né?

DÊ SEU TESTEMUNHO...