O melhor de mim - Nicholas Sparks

Postado por Bia Carvalho

terça-feira, 27 de março de 2012


Editora: Arqueiro
Páginas: 270
Série: -
Faixa etária: 14+
Onde comprar: Saraiva

A História: Dawson nasceu na família errada e toda sua vida foi regida por esse erro do destino. Os Cole eram conhecidos na pequena cidade de Oriental por seus caráteres duvidosos, não hesitavam em roubar, matar, ferir, estuprar e extorquir. Eram a escória da cidade, causavam o caos e a violência. E apesar de Dawson ser diferente, era tratado como igual.
Mas duas pessoas na cidade não o viam dessa forma: Tuck, o velho "rabugento" que o abrigou quando mais precisou, e Amanda, a garota linda e rica, que se apaixonou perdidamente por ele.
Por um infortúnio, os dois acabam se separando, mas vinte anos depois, ao voltarem à cidade para prestarem homenagens póstumas ao amigo Tuck, eles se reencontram.
Será que um amor de adolescência poderia ser capaz de sobreviver à tantas tragédias e obstáculos?

Minha Opinião: Eu acho que sou a única da blogsfera que não se empolga tanto quando um livro do Nicholas Sparks é anunciado. Talvez eu simplesmente tenha estômago para Jogos Vorazes ou Gone (Michael Grant), mas hesite antes de ler qualquer coisa que vá me deixar tão emocionada ou sensibilizada. Porém, O Melhor de Mim, despertou exatamente o melhor de mim durante a leitura. E acho que essa era exatamente a intenção de Sparks. Eu sofri, chorei, vibrei, ponderei, xinguei, discuti com personagens e me calei no final. Um maremoto de emoções controversas que me deixou muito, mas muito satisfeita.
Junte uma história de amor mal resolvida, um personagem que torce pelos protagonistas e que os apoia mesmo depois da morte, uma pontinha pequenina de sobrenatural e vilões cheios de ódio pelo mocinho. Coloque todos esses ingredientes nas mãos de um autor sensível e competente, que não tem como dar errado.
Eu simplesmente me apaixonei pelas duas histórias de amor que ele criou, tanto a principal, de Dawson e Amanda, quanto de Tuck e Clara. Dawson é um personagem belíssimo, que mesmo criado em uma família de bandidos, manteve seus valores e princípios e construiu um caráter invejável: altruísta, apaixonado, calmo, ponderado... mas os outros não ficam atrás. Tuck, com seu legado de lições de moral é apaixonante, e Amanda é a mulher fragilizada e indecisa, mas tão generosa e real, que não conseguimos deixar de gostar dela. Todos fazemos escolhas erradas, então por que com um personagem seria diferente?
O melhor de mim não é apenas uma história de amor entre um casal, é a história de uma cidade e das pessoas que vivem nela, o melhor e o pior de suas personalidades. Pessoas tão reais que poderiam ser seus vizinhos, colegas de trabalho ou conhecidos. É uma verdadeira aula de comportamento humano, uma aula de como se criar personagens tão peculiares e distintos entre si.
Fico feliz que livros do Nicholas Sparks sejam lançados com tanta frequência, pois apesar dele não ser meu autor favorito, é um incentivo para que adolescentes leiam livros mais adultos e realistas, sem sobrenatural, sem apocalipses ou fantasia. Doses de realidade e romance não fazem mal a ninguém.
Recomendado!

Quantas estrelas:

Vídeo: Pensei em Stigmatized do The Calling porque realmente o amor de Dawson e Amanda era cheio de estigmas. E a música é romântica exatamente como o casal do livro.

14 comentários:

minhacozinhamagica testemunhou...

Estou doida para ler esse livro! Agora então depois dessa resenha tenho certeza que vou adorar. Gosto da sensibilidade com que o Nicholas Sparks usa em seus livros que apesar de tristes nos envolvem ate o fim!
Bjokas

Jackson Fernandes testemunhou...

O livro esta mim chamando da prateleira! Esta resenha só mim fez ficar ainda com mais vontade de ler o livro. O Nicholas Sparks é o cara!!!

Jackson Fernandes
http://www.blogmundodoslivros.com

Mila Ferreira testemunhou...

Tô louca para lerrrrr... amei sua resenha, gosto de resenhas de pessoas que não curtem o estilo de determinado autor e quando vão ler acabam gostando. Acho que as resenhas ficam melhores e encantam!
Como disse quero muito ler, está na lista de desejados, e espero poder ganhar de alguma alma caridosa entre meus amigos, familiares e/ou sorteios na blosgosfera, pq tenho uma lista de desejados que beira a mais de 71 livros e isso é muiito para eu poder comprar todos ainda mais que a lista, todo mês cresce devido a lançamentos super bacanas!

Abraços!
Camila Márcia
@camila_marcia
http://delivroemlivro.blogspot.com/
http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

Lu testemunhou...

ei Bia,
esse livro parece ser uma tristeza por isso nem quero muito ler, rsrs
Vou evitar por enquanto. ^^
beijos.

Carla testemunhou...

Oi Bia!

Adorei essa história, e fiquei emocionada em vários trechos. Não são todos os livros do autor que eu gosto, mas esse tem um drama todo especial ^^

Bjs

Carla
@kkkarlla
http://www.historias-semfim.com/

Elis Culceag testemunhou...

Oi Bia!
Li esse livro no final de semana passada e fiquei absolutamente revirada com tantas emoções que me transpassaram em tão curto espaço de tempo, na intimidade da minha leitura. Sou fã do Nicholas, dos personagens e dos relacionamentos que ele constrói.
Adorei a resenha e a música!
Beijos...Elis Culceag.
www.arquivopassional.com

Vanilda testemunhou...

Se eu disser que ainda não li nada do Nicholas Sparks você acredita? Explico o motivo: também evito a "choradeira" e coisas muito sentimentais, que vão ficar na minha cabeça por muito tempo. Mas "O melhor de mim" até que acendeu uma vontadezinha de ler, agora com sua resenha. Vamor ver mais pra frente se me arrisco nas emoções de Nicholas Sparks.

Valéria testemunhou...

Sou APAIXONADA por livros assim!
Ah sem contar que a música, é linda, fazia muito tempo que não escutava =)
http://omundodevaleriana.blogspot.com
faz uma visitinha?
beijos e parabéns pelo blog.

João Victor testemunhou...

Oi ..

Estou ansioso pela chegada do meu kit do livro e igualmente ansioso para ler o novo lançamento do Sparks. Apesar de ter lido poucas resenhas ainda, todas elogiaram muito o livro. Isso só está me animando ^^

Ótima resenha!

João Victor – Amigo do Livro
• Administrador/Dono
http://www.amigodolivro.blogspot.com/

Renata testemunhou...

Oi Bia!! Eu faço parte da turma de fãs do "Tio Nick" e com certeza ele não me decepcionou.
Assim como vc, chorei, sorri, sofri, briguei e nofinal fiquei sem palavras.
Na minha opinião ele tem uma forma única de falar sobre os sentimentos humanos. E seus personagens sempre são reais demais. Quase como se fossem nossos vizinhos, amigos, parentes ou nós mesmos. bjs

fabdosconvites testemunhou...

Se você que não é tão fã dele assim, imagine eu que sou e estou morrendo de vontade de ler este livro.
Bjs, Rose.

Juan Florêncio testemunhou...

Ainda não li nenhum livro desse autor, essa obra está me hipnotizando a muito tempo, espero lê-la o mais rápido possível.

Paty Nayara testemunhou...

Li este livro, como já havia falado com vc pelo face!

Eu sou super suspeita em falar de Sparks, por que sou APAIXONADA pela maneira dele contar historia de amor, se pudesse teria todos os livros.

Este livro me tocou de maneira super especial, chorei em diversos trechos, mas no final dele acho que fiquei um bom tempo chorando e pensando como é triste vc amar alguém e não ter mais esta pessoa ao seu lado, não por um termino e sim por uma perda!

ME COLOQUEI MUITO NO LUGAR DE AMANDA E AS VEZES NO LUGAR DO ÚNICO E FOFO DAWSON.

FIQUEI PENSANDO COM MINHAS LAGRIMAS; "Existe amor alem da compreensão humana!" E "E realmente o primeiro amor vc dá o melhor de vc e nem sempre tudo acaba como planejado"!

Silzinha Coutinho testemunhou...

Quando li o final eu odiei o Nicholas, mas como amo odia-lo.
O livro é tão bom quanto a sua resenha.
Super recomendo...

DÊ SEU TESTEMUNHO...