Carolina se apaixona - Federico Moccia

Postado por Bia Carvalho

terça-feira, 6 de março de 2012


Editora: Planeta
Páginas: 400
Série: -
Faixa etária: 12+
Onde comprar: Saraiva

A História: Com apenas quatorze anos de idade, Carolina tem sonhos como todas as meninas de sua idade, além de responsabilidades, paixões e "primeiras experiências". E também tem Maximilliano no pensamento.
Porém, algo parece conspirar para que eles não fiquem juntos.
Será que o destino, em meio a tantos percalços e reviravoltas, permitirá que Carolina seja feliz?

Minha Opinião: Já que trata-se de um livro sobre primeiras experiências, posso dizer que também foi minha primeira experiência com um livro do tão falado Federico Moccia.
A verdade é que fiquei satisfeita com o que li. "Carolina se apaixona" não é um livro profundo ou intenso, mas é daqueles que passam por nós como uma leve brisa de verão, sem nos tirar dos eixos, mas proporcionando uma sensação agradável. Talvez eu o tenha lido no momento certo, onde precisava de uma leitura leve e despretenciosa.
Esta é uma obra sobre descobertas, sobre uma jovem como outra qualquer, sem poderes sobrenaturais, sem viver perigos... apenas uma menina sobrevivendo à fase mais complicada da vida, a adolescência. Por esse motivo, é um livro simples, de narrativa simples, com situações cotidianas e típicas.
Percebi que não houve nenhum aprofundamento em relação aos personagens. Apesar de ser narrado em primeira pessoa, que é quando conseguimos uma maior identificação com o personagem, afinal passamos a conhecer seus pensamentos mais íntimos, e ter uma protagonista tão comum, não me senti próxima de Carolina. Acredito que isso tenha acontecido pela "superficialidade" do personagem, e claro, por nossa diferença de idade significativa. Entretanto, isso não me incomodou de fato, porque não creio que esse livro tenha sido escrito para ser profundo.
Contudo, apesar desta "falta de identificação" com a protagonista, não posso negar que, durante a leitura, senti aquela saudade gostosa de minha adolescência, das experiências pelas quais Carolina estava passando. E esse, posso dizer com segurança, é o maior lance do livro: a sensação de nostalgia que ele transmite. Isso, claro, para os mais velhos. Para os mais novos, esses sim se identificarão.
Achei o final bem interessante, porque imaginei um desfecho diferente. E só por Federico ter me surpreendido, já posso dizer que valeu a leitura.
Recomendo Carolina se apaixona para as românticas e eternas meninas de plantão.

Quantas estrelas:

Vídeo: Como o livro se passa em Roma, nada melhor que uma música em italiano para combinar, não é mesmo. Escolhi La mia risposta da Laura Pausini, que é linda e romântica.



8 comentários:

Lu testemunhou...

Ei Bia,
fiquei em dúvida quando lançou esse livro de se ele seria o meu estilo ou não. Sua resenha me deixou mais empolgada para ler e creio que vou acabar gostando.
Espero que tenha final feliz, ¬¬
beijos. ^^

Unknown testemunhou...

Oii Bia!

Adoro os livros do Moccia! Estou louca por esse lançamento do autor. Tente ler " Desculpa se te chamo de amor". Acho que você vai gostar.

Beijos!

http://stormofbooks.blogspot.com/

Milla testemunhou...

Não conhecia este autor, adorei sua resenha, vou procurar este livro!! :)

beijoss
Tem news no blog, passa lá
http://www.dailyofbooks.blogspot.com/

Gabi testemunhou...

Oi

Eu já li outros livros do autor e gostei bastante. A sinopse desse me chamou bastante atenção. Quero ler!

Gabi

Nataly Gonçalves testemunhou...

Nunca li nada de Moccia e a cada resenha que leio desse autor mais interessada fico em conhecer suas histórias.
Adoro livros românticos e que faz a gente sentir saudades da nossa época de adolescência.

Ah vc perguntou no meu blog se era preciso ler O Noivo da Minha Melhor Amiga antes do Presentes da Vida...na minha opinião acho que sim, senão o 2º livro perde seu encanto.

Beijinhos

Vanilda testemunhou...

Não conheço ainda o estilo do Federico Moccia, mas entendo o que você quer dizer com um livro para "uma leitura leve e despretenciosa." Às vezes quero exatamente isso. Pra mim, ficaria talvez a parte da nostalgia, pois "passei da idade" de me identificar com a protagonista, mas acredito que eu gostaria de ler essa história.

Unknown testemunhou...

Ainda estou bem no início do livro, mas não estou gostando muito não... o estilo do autor é estranho demais =(

Beijos, Nanie - Nanie's World

Victoria Elsner testemunhou...

estou lendo ele, sinceramente, tenho 14 anos e estou achando nostálgico. Prefiro um pouco mais de drama. Nicholas Sparks continua estando de primeira entre minhas preferencias.

DÊ SEU TESTEMUNHO...