Talentos da casa - O preço de uma lição - Frederico Devito & Rogério Mendonça

Postado por Bia Carvalho

domingo, 15 de janeiro de 2012


Editora: Novo Conceito
Páginas: 366
Série: -
Faixa etária: 14+
Onde comprar: Saraiva

A História: A trajetória da vida de um garoto (contada pelas mãos de dois garotos), de boa situação financeira, bonito, educado e inteligente, desde seus tempos de escola até se tornar um homem bem sucedido.
Durante todo esse período, ele conta sua história focando em seus romances que nunca foram levados muito a sério, até aparecer Juliana. E foi exatamente por ela que ele fez de tudo.
E como de tudo se tira uma lição, qual será o preço que esse garoto terá que pagar para aprender a sua?

Minha Opinião: Duas coisas me chamaram a atenção nesse livro:
1- Fiquei feliz em ver que a Novo Conceito, uma editora que eu acho fofíssima, estava dando oportunidade para dois autores nacionais lançarem sua obra;
2- Dois garotos escrevendo um romance? Bem, a verdade esse fator me deixou intrigada e por isso resolvi dar uma chance ao livro, deixando de lado o fato de que a sinopse não me chamou a atenção.
Então vamos à resenha.
Começo elogiando mais uma vez a editora pelo lindo trabalho que teve, mesmo com um livro nacional. A capa é uma graça, a diagramação fofa e o kit que acompanha o livro mais legal ainda. Ponto para a Novo Conceito.
Infelizmente, nem com todo esse lindo trabalho, o livro me agradou.
Achei que a história seria contada de maneira simples, mas me enganei. Tudo é confuso. Até a ideia de não nomear o protagonista, que de início achei muito interessante, me deixou quase tonta por vezes. As passagens de tempo também ficaram meio confusas e eu demorei muito para realmente me encontrar dentro da história.
O personagem principal, na minha opinião, ficou completamente utópico. Li em algumas resenhas de blogs amigos que "talvez" o menino do livro seja na verdade o Rogério Mendonça, mais conhecido como Gutti. Achei que no livro ele criou uma aura de perfeição para seu personagem, que seus defeitos eram aceitáveis demais e seu único problema era com os relacionamentos que não davam certo e sempre voltavam para lhe atormentar. Isso foi mais um ponto negativo. Já Juliana, o foco amoroso do "garoto" foi uma boa escolha para heroína. Não sei se ela realmente existe, mas gostei dela no livro.
Não posso deixar de mencionar que a obra possui alguns pontos positivos. É um livro bem cute, apesar de completamente meloso, e é uma boa maneira de se conhecer o universo masculino. E como diz o "slogan" utilizado pelos autores: sim, os meninos podem amar.

Quantas estrelas:

Vídeo: Não tanto pela história x letra, mas Too close for comfort do McFly me lembrou muito o lado "cute" do livro.



3 comentários:

Sora Seishin testemunhou...

Oi Bia!
Li esse livro na semana passada e também não gostei muito. O protagonista é mimado e trata muito mal as mulheres.
Realmente a Juliana é a melhor personagem do livro.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Unknown testemunhou...

Não tenho lido muitas resenhas positivas desse livro... eu o tenho aqui em casa e o lerei em breve, mas não estou com muitas expectativas para ele...

Beijos,
Nanie - Nanie's World

Vanessa Vieira testemunhou...

Parabéns pela resenha Bia! Estou ansiosa para ler O Preço de Uma Lição! Beijos!

DÊ SEU TESTEMUNHO...