Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Postado por Bia Carvalho

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012


Editora: Rocco
Páginas: 396
Série: Hunger Games
Faixa etária: 14+
Onde comprar: Saraiva

A História: Em um futuro desconhecido, a América do Norte foi transformada em Panem, um país dividido em 12 distritos, governados pela Capital. Como um castigo por uma antiga rebelião, os 12 distritos são obrigados, uma vez por ano, oferecer 2 tributos, um rapaz e uma garota entre 12 e 18 anos, para lutar em uma arena onde para vencer, você precisa sobreviver.
Primrose Everdeen tem apenas 12 anos, mas seu nome é sorteado para entrar nos Jogos Vorazes. Sabendo que ela jamais voltará de lá com vida, sua irmã Katniss se oferece em seu lugar. E o pior, ela conhece Peeta Mellark, o garoto que foi escolhido para lutar contra ela.
Tendo experiência com caça, armadilhas e adaptação na floresta, Katniss pode ser uma forte concorrente, especialmente com sua habilidade em estratégia. Porém, seu maior problema é não perder a identidade, não deixar de se levar pelo coração, quando as alternativas são matar ou morrer.

Minha Opinião: Preciso desabafar: AI, MEU DEUS! O que eu estava fazendo que ainda não tinha lido esse livro? Nenhum outro, desde que comecei minha vida de leitora (e olha que isso tem prá lá de 15 anos), me impressionou tanto. Estou insandecida por Jogos Vorazes.
Bem, depois do desabafo...
Muitas foram as coisas que me impressionaram na obra, mas vou tentar destacar as inesquecíveis:
A primeira coisa que pude perceber foi a minha reação durante a leitura. Jogos Vorazes me esmagou por dentro, levei várias bofetadas enquanto lia os relatos de Katniss sobre a vida em Panem, sua luta por sobrevivência e pela sobrevivência de sua família, o modo como ela batalhava pela comida que levava à mesa, e tudo isso, por mais que não seja parte da realidade, me fez odiar a vida consumista que levo.
O romance dos personagens principais é o mais interessante que já li, se é que podemos chamar de romance nesse primeiro livro. Como tudo é contado pelo ponto de vista de Katniss, só conseguimos enxergar sua versão do relacionamento, e para ela tudo é competição, tudo faz parte da estratégia. Ela se sente confusa com os sentimentos de Peeta e com os dela mesma. Aliás, Peeta é incrível. Ele não é o protótipo do mocinho estereotipado dos livros que tenho lido. Ele é frágil, romântico, puro amor, e é exatamente isso que o torna tão encantador. Claro que ele defende a mocinha, mas usando sua inteligência e sentimentos. Para mim, Peeta foi o melhor jogador dos Jogos Vorazes. Ele jogou limpo, com seu coração.
Rue também é uma personagem marcante, é ela que mantém a humanidade de Katniss, que a salva. Isso é um ponto interessante também; vários jogadores são carniceiros, treinaram a vida toda para aquele momento e sentem prazer na vitória, em acabar com seus adversários, mas muitos preservam seus valores, afinal são crianças. Como ser humano em um lugar onde matar é normal e divertido para outras pessoas? Alguns conseguem, outros não. Verdadeira lição de comportamento humano. Claro, um reality show.
Suzanne Collins tem uma escrita agoniante. Frases excelentes e diálogos memoráveis permeiam toda a obra, mas foram as descrições que me enlouqueceram! Me senti exatamente dentro daquela arena. Ah, e posso dizer que consegui imaginar exatamente os atores que escolheram para o filme.
Para finalizar, vou deixar uma questão para vocês pensarem... um reality show onde o divertido é ver as pessoas sofrendo, uma guerra, crianças agindo como adultos, pessoas que são escravas de um governo controlador, povo passando fome... será que o mundo de Jogos Vorazes é tão diferente do nosso?

Quantas estrelas:

Vídeo: Não podia deixar de colocar aqui o incrível trailer do filme Jogos Vorazes que estreará em março desse ano. Só posso dizer que estou ansiosa para ver e que nesse vídeo tudo parece muito similar ao livro!



8 comentários:

Lu testemunhou...

Acho que sou a única que não li esse livro ainda, rsrsrs.
Eu não tenho curiosidade com esse livro, talvez depois que ver o filme fico mais animada para ler. ^^

beijos Bia. =)

MARCINHOW testemunhou...

Bem vinda ao lado Jogos Vorazes da vida Bia... Da vontade de falar pra Suzanne Collins... Vai escrever bem assim lá longe... Eu só me arrependo de ter lido tão rápido... afinal, é impossível parar de ler...

Estou muito animado com o filme, mas também estou pedindo a Deus que não estraguem a estória!

Vanessa Vieira testemunhou...

Parabéns pela resenha Bia! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes. Beijos!

Renata testemunhou...

Oi Bia!!! É impossível não se apaixonar por esse livro!!! Ele é diferente de tudo o que eu já tinha lido. E os outros livros tb sao excelentes. Não perca tempo e corra para ler. Bjs

Unknown testemunhou...

Ah não.... eu PRECISO ler esse livro logo ><
Quando você começa sua opinião com "Ai, meu Deus, o que eu estava fazendo que ainda não tinha lido esse livro" - eu quase caí para trás >< sou eu... ainda não li esse livro... e não sei quando vou ler =(

Beijos,
Nanie - Nanie's World

Paty Nayara testemunhou...

Por isso que gosto de suas resenhas
elas sempre me ajudam...

Tava na duvida em relação a Jogos Vorazes!!

Sincera e transparente como sempre...bjs

DÊ SEU TESTEMUNHO...