Um homem misterioso - Martin Booth

Postado por Bia Carvalho

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011


"- Homens gostam de ser lembrados... - padre Benedetto começa.
- Para que as lendas os transformem em alguém grandioso. - interrompo.
- Você não quer deixar sua marca, meu filho? (...)
(...) - Talvez. - admito sorrindo. - Mas o que quer que eu faça, será irrefutável. Não estará aberto a interpretações enganosas."

A História: Ele é conhecido como Sr. Farfalla por todos da cidade. Esse apelido significa Borboleta, que é exatamente o que ele pinta em seus quadros.
Ninguém sabe seu nome verdadeiro, de onde veio, qual sua história, mas gostam dele. É um homem misterioso, um sedutor, um excêntrico.
Porém, a verdade é que ele tem uma vida secreta.
Fora daquela vidinha pacata em uma aldeia da Itália, Farfalla tem outro nome, outra identidade, outra profissão. Ele cria armas para assassinos. E ele mesmo é um assassino.
Com a intenção de se aposentar daquela profissão perigosa, ele decide fazer seu último trabalho. Projetar uma arma para o ousado assassinato de ninguém mais ninguém menos que Yasser Arafat.
Mas e se no fim, ele acabar se tornando o alvo?

Minha Opinião: Foi com grande curiosidade que peguei o livro "Um Homem Misterioso" para ler. Não é exatamente meu estilo favorito de literatura, mas eu embarquei na história com grandes esperanças de ler um bom livro e assistir à adaptação cinematográfica depois.
Já no início, o livro é marcado por grandes narrativas. Farfalla dá grandes explicações sobre o que gosta, o que não gosta, suas opiniões sobre mulheres, religião, morte e as pessoas do lugar onde ele está vivendo. Sabemos que ele é um conquistador, que pinta e que tem uma amizade com o padre, mas não mais que isso.
Confesso que já nessa parte, achei o livro cansativo, mas não desisti, porque sabia que acabaria me envolvendo na leitura. O que acabou acontecendo mais para frente, mas mesmo assim, não consegui caracterizar o livro como empolgante. Interessante sim, mas nada de tirar o fôlego.
As partes românticas que são sempre o meu forte, não me convenceram tanto. Até porque achei Clara uma personagem muito sem sal para Farfalla, que é tão complexo. Bem... talvez seja por isso que ele tenha gostado dela.
Pontos positivos do livro: a escrita de Martin Booth é muito boa e me lembrou um pouco a narrativa do Harold Robbins, que é um excelente escritor para mim. Outra coisa que gostei muito, foi o encaixe de uma personalidade real em um livro de ficção. Acho que deu um toque muito peculiar ao tema. Por esses dois motivos, considerei-o um livro bom.
Vou dar uma chance também ao filme, estrelado por George Clooney. Porém, pelo que li sobre ele, me pareceu um pouco diferente do livro.

Quantas estrelas: ***

Tem uma trilha sonora? Precisei ouvir algumas músicas, pois não tinha a menor idéia do que escolher, mas Killer do Seal, me pareceu ideal.





FELIZ 2011 MEUS QUERIDOS. MAIS RESENHAS, MAIS PROMOÇÕES E LIVROS MARAVILHOSOS PROMETIDOS PARA SEREM LANÇADOS. E SE DEUS QUISER, ENTRE ELES ESTARÁ O MEU!!! ^^

7 comentários:

Unknown testemunhou...

Apenas lendo a resenha e a sinopse, esse livro me lembrou demais "O vendedor de Armas"... parece um livro muito interessante e faz muito meu estilo ^^ Não conhecia o título... adorei a resenha ^^

Beijos,
Nanie
@naniedias
http://naniedias.blogspot.com

minhacozinhamagica testemunhou...

Apesar de tudo como a curiosidade mata, vou querer ler ainda por cima pelo filme ser estrelado por " George Clooney"!!!! :)

Boa Sorte, e que seu livro seja logo lançado!

Bjo

Leitura Nossa testemunhou...

Também desejo que você tenha um ano maravilhoso...
Quanto ao livro, não é o gênero que mais me atrai, acho que vou dar uma olhada no filme primeiro...

beijos,
Dé...

Neny testemunhou...

Parece ser interessante, é o tipo de livro que meu maridinho gosta, vou anotar para ele, beijos.

Sora Seishin testemunhou...

Oi Bia!!
O livro parece muito interessante, mas também não sei se faz o meu estilo e se vou gostar. Acho que vou ver o filme e aproveitar para passar 2 horas com o George Clooney ;)
Beijos

Renata testemunhou...

Oi Bia!!!!
Não me interesou....Talvez o filme já que Geroge Clooney é um garnde TDB e sou sua fã.
beijos e um lindo 2011 para vc

Caue1507 testemunhou...

o livro não me interessou muito, mas se parece com o vendedor de armas eu vou ler, pois qro muuuito comprar esse livro!^^

--
hangover at 16

DÊ SEU TESTEMUNHO...