Desafio 10 livros em 10 dias - Livro mais velho que já li

Postado por Bia Carvalho

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Essa é a última categoria do desafio! Vou sentir falta!!!

E vou fechar com chave de ouro, hein!

O prêmio "Panela velha é que faz comida boa" vai para...



E eu encontrei exatamente a foto da edição que eu tenho!!! Que aliás, custou apenas R$8,00.

Esse é um clássico maravilhoso de 1847, com reedições e milhares de versões para o cinema. Ele dispensa resenhas e apresentações e possui uma história maravilhosa de amor, ciúme e violência inesquecível e poderosa.

Emily Bronte nunca mais escreveu livro nenhum e a história dela também é um mistério a parte. Ela e as irmãs, sendo ela duas delas escritoras também, Charlotte e Anne, viviam em um colégio interno onde sofriam maus tratos. Ao voltarem para casa, elas foram praticamente criadas por uma empregada que lhes contava belas histórias, que lhes incentivaram no gosto pela escrita.

Primeiro Charlotte escreveu Jane Eyre que fez um grande sucesso e depois Emily, veio com O morro dos ventos uivantes, que não foi bem aceito pela polêmica da história.

Ela morreu com apenas 30 anos sem conseguir ter noção do quanto sua obra foi lida e apreciada por gerações.

Porém, eu fico indignada (apesar de adorar a série Crepúsculo) quando me deparo com uma nova edição do livro com a seguinte mensagem "O livro preferido de Bella e Edward". Um clássico como esses não precisa desse tipo de link para vender! Tenho medo de que os jovens comprem O morro dos ventos uivantes achando que vão encontrar algum vampiro. A maioria deles, mal vai compreender a magnitude da história e talvez até critiquem, ou melhor... vão dizer que adoraram porque seus personagens preferidos também gostaram. Isso me decepciona um pouco!!!

Mas fazer o quê? Bjs e até um próximo desafio...

5 comentários:

Andreia Inoue testemunhou...

faz tanto tempo que li que tenho que reler para lembrar detalhadamente da historia.
So nao concordo com vc em relacao a citacao desse livro na serie crepusculo,acho que a meyer fez ate um bem, pq despertou a atencao dos jovens para um dos classicos da literatura universal.So se a pessoa for muito bitolado para dizer que adora O Morro dos Ventos Uivantes por causa da Bella. So acho que a Meyer fez uma otima indicacao, afinal quem nao aceita uma indicacao de um amigo para ler algum livro?bem,eh so o que acho,espero que vc nao leve como uma critica viu?
um abracaooo.

Leitura Nossa testemunhou...

Realmente é um absurdo essa inscrição na capa... como se eles fossem reais...kkk
A esperança é que pelo menos um ou outro entenda a história...

beijos,
Dé...

Laura testemunhou...

Rsrsrsrsr, realmente é um absurdo, mas pensa assim, as últimas gerações não leem nada. Se dizer que a Bella gosta vai fazer a galera ler um clássico da literatura, de repente é até válido. :p

MARCINHOW testemunhou...

Só leio elogios para o livro, mais ainda não tive a oportunidade de lê-lo.

DÊ SEU TESTEMUNHO...