A Garota de Papel - Guillaume Musso

Postado por Bia Carvalho

terça-feira, 10 de abril de 2012



Editora: Verus
Páginas: 348
Série: -
Faixa etária: 14+
Onde comprar: Saraiva

A História: Tom estava perdido. O amor de sua vida o havia abandonado e ele podia jurar que nada mais lhe restava, apenas a bebida, as drogas e a auto-compaixão. Não havia mais espaço para nada em sua vida, nem a literatura.
Tom era o famoso escritor da Trilogia dos Anjos, aclamada por muitos, porém, após o término de seu romance com uma badalada pianista, ele simplesmente não conseguia mais escrever. E ainda faltava o último volume da trilogia.
Para completar, 100.000 exemplares de sua segunda obra haviam sido impressos com um defeito, exatamente em uma frase onde a personagem Billie estava caindo... e ela acaba caindo exatamente no mundo real.
Tendo que lidar com a personagem que ele mesmo havia criado, com seus defeitos e qualidades, partindo em uma aventura em busca de si mesmo, Tom terá que tentar recuperar sua vida em meio ao caos que ela se tornou.

Minha Opinião: Sabe aquele livro que você pega e fala: "Puxa, deve ser legalzinho"? É, foi minha reação quando li a sinopse e resenhas de A garota de papel, porém, fico muito feliz em dizer que fiquei completamente surpreendida com a beleza do romance e com a escrita deliciosa de Guillaume. Acho que esta foi a surpresa do ano!
O livro já começa muito bem. Gosto da maneira como o autor usou notícias de jornal intercaladas com narrativa em primeira pessoa para explicar como o romance de Tom e Aurore iniciou, e a forma conturbada como ele terminou. Esse foi o pontapé inicial da história, por isso Guillaume poderia ter dado uma enrolada na história para explicar tudo, mas não. O artifício usado tornou a narrativa mais interessante, dinâmica e rápida, sem embromações. Primeiro ponto positivo!
Como escritora, sei que A garota de papel me tocou de uma forma mais especial porque me proporcionou uma sensação de familiaridade. Muitas vezes tenho a sensação de que meus personagens conversam comigo, me dão ordens, xingam, reclamam... é como se eles fizessem exatamente como Billie, como se saíssem das páginas para viver na vida real. Achei uma graça como toda a personalidade de Billie foi conduzida, como Tom foi reconhecendo nela sua própria criação e como a teoria dela ter saido dos papéis para a realidade foi montada. O livro é cheio de surpresas, repleto de passagens onde você arregala os olhos e acha que o autor é um gênio. E ele é mesmo!
Além de tudo que citei acima, trata-se de uma obra bem-humorada, mas ao mesmo tempo impressionantemente romântica. Há menções de músicas, celebridades, filmes e até Paulo Coelho aparece!!!
Está procurando por um livro fofo, descontraído e cheio de surpresas? A garota de papel é uma ótima pedida!

Quantas estrelas:
Vídeo: Uma simples frase de Just that Good do The Calling já me ganhou para ser "trilha sonora" deste livro: "Você me criou, por isso sou boa".



9 comentários:

Mila Ferreira testemunhou...

Quando soube do lançamento e li a sinopse, ao contrário de vi imaginei: este é um livro que vou gostar e corri e coloquei ele na minha estante: DESEJADO, tá lá, espero poder comprá-lo logo.

Adorei a resenha, objetiva, breve e muito sincera. Aumentou minha vontade de ler.

Abraços,
Camila Márcia
@camila_marcia
http://delivroemlivro.blogspot.com/
http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

Débora testemunhou...

Ual que show!
Adorei a capa!
Realmente, tem livros que sempre nos surpreende!
Agora fiquei curiosa o.0
rs rs

Beijos, e uma ótima semana!
enfimdeasasabertas.blogspot.com

Carol Nery testemunhou...

Peguei esse livro na mão lá na livraria, e fiquei encantada com a sinopse... Com a capa! Nossa, por pouco eu não levei.
Mas, levei outros. E agora estou tentada. Quem sabe não consiga trazê-lo pra casa logo logo?
Abraços.

minhacozinhamagica testemunhou...

Li, adorei, achei a historia incrivel, e o mais impressionante é a sensibilidade com que o autor nos mostra que realmente podemos viajar através da leitura
Mais uma resenha otima!
Bjokas

Daniella Pereira de Sá testemunhou...

A Garota de Papel de Guillaume Musso parece ser um livro fantástico sobre um personagem com a vida dependendo de um livro literalmente, já que a decepção amorosa arrasou com ela. A história parece ser animada e definitamente vou lê-la.
A sinopse e resenha apresentadas são bem delineadas, apresentam não só as informações e impressões a cerca do livro mas também inspiram aos leitores do blog a se interessarem pelo livro. Eu adorei a resenha!

Vanilda testemunhou...

Que boa indicação! Ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro, mas gostei da forma como você falou dele, parece que ele te encantou e sempre é bom ter uma opção de leitura leve e agradável.

Rotina Agridoce testemunhou...

oi Bia
Só a capa já me conquistou, mas quando li a sinopse e a sua resenha, eu queroooo esse livro, eu precisooooo ;-)

me faz uma visita
http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

bjos

Leitura Nossa testemunhou...

Esse é um livro que só ouço elogios e confesso ter ficado bem curiosa para ler...
Vou ver se compro...

beijos,
Dé...

DÊ SEU TESTEMUNHO...