Uma estranha simetria - Audrey Neffenegger

Postado por Bia Carvalho

terça-feira, 29 de março de 2011

"O que tornava as gêmeas tão peculiares era difícil de definir. As pessoas ficavam pouco à vontade quando as viam juntas, sem saber exatamente a razão. As gêmeas não eram simplesmente indênticas: eram imagens espelhadas."


A História: Julia e Valentina são gêmeas. Mas não são simplesmente o mesmo corpo com duas almas diferentes. Elas são extremamente simétricas, o que uma tem do lado esquerdo, a outra tem do direito, até mesmo os órgãos de Valentina são invertidos, contrários aos de Julia.

Elas são a segunda geração de gêmeas na família. Edie e Elspeth, sua mãe e tia, respectivamente, também o eram, mas não compartilhavam da mesma ligação. Na verdade elas estavam separadas há anos por um segredo que poderia mudar a vida de toda a família.

Quando Elspeth morre, ela deixa todo seu dinheiro para suas sobrinhas, com a condição de que elas morem em sua casa por um ano, sem permitir que seus pais sequer entrem lá ou tenham acesso ao dinheiro que irão receber.

Nesse tempo, "vivendo" como um fantasma, Elspeth tenciona conhecer e conviver com suas sobrinhas, provando que nunca é tarde demais para nada. Nem mesmo para uma segunda chance.


Minha Opinião: Terminei de ler Uma estranha simetria ontem à noite e até mesmo hoje de manhã ainda me sinto perseguida por ele. Que livro mais estranho! Que final mais surpreendente! Estou realmente impressionada, mas de uma forma muito positiva.

Eu ainda não tive a oportunidade de ler A mulher do viajante do tempo, debute da autora em questão, por isso, sua escrita e sua genialidade em criar reviravoltas completamente inesperadas me deixou quase de pernas para o ar.

Além das reviravoltas, consegui me deparar com uma lista de personagens únicos, extremamente incríveis. Todos são tão egoístas, tão cheios de histórias intensas e personalidades confusas, que não consegui escolher apenas um como meu preferido. Posso citar Martin, por ele ter sido construído magistralmente, como um homem obsessivo, portador da doença TOC, que sofre por não ter coragem suficiente para colocar o pé para fora de casa e ir buscar a esposa que tanto ama, que o abandonou.

Julia e Valentina são quase um personagem só. Julia, no início, parece mais forte e decidida do que Valentina, que apenas se submete às escolhas da irmã, mas depois percebemos que é o contrário. Julia é a mais fraca e sua dependência de Valentina é exatamente o que movimenta o livro e que cria aquele final tão surpreendente.

Uma estranha simetria é sim um livro de fantasmas, mas não espere algo clichê ou algo romântico. A leitura é complexa, embora Audrey use palavras simples. Não espere finais felizes ou os bonzinhos vencendo. Não há exatamente bem e mal nesse livro. É cada um por si, mas ao mesmo tempo fala de amor, em todas as suas formas. Fala de sentimentos exacerbados, emoções ilimitadas e eu realmente fiquei tocada por ele. Não irei esquecê-lo tão fácil.


Quantas estrelas: ****


Tem uma trilha sonora? Foi difícil e eu tive que recorrer a uma música que nem conhecia, mas que acabei gostando muito. Ghost de Indigo Girls.



7 comentários:

minhacozinhamagica testemunhou...

Caramba que resenha!!!!!!!!!!!!!!! Fiquei extremamente curiosa para ler esse livro, afinal mudanças sempre são bem vindas e esse livro parece ser completamente diferente de tudo que ja li. :)

Bjokas

Leitura Nossa testemunhou...

Nossa, ainda não consegui decidir se é o meu tipo de livro...
Eu gostei da A mulher do viajante do tempo, mas não é um dos meus livros favoritos...
Vou esperar um pouco mais antes de comprar esse...

beijos,
Dé...

Raquel Machado testemunhou...

Oi Bia,
Tudo??? Nossa esse livro parece meio sinistro...diferente do que eu imaginava. Apesar de meio viajar do que é a história ainda sei lá...ahaha...acabei de baixar o primeiro capítulo do seu livro e devo dar meus parabéns para você. Fiquei curiosa, quando é o lançamento mesmo?? Já adicionei ele lá no skoob e se precisar de alguma ajuda na divulgação é só dar um toque viu!
Bjkss
Raquel Machado
Leitura Kriativa

Anônimo testemunhou...

Leia "A Mulher do Viajante no Tempo", que é ótimo!
Estava aguardando bastante esse livro, espero que siga a mesma linha do outro livro da autora. =)
Gostei da capa, acho que ficou um tanto misteriosa. =P
Adorei a resenha, deu ainda mais vontade de ler. haha

DÊ SEU TESTEMUNHO...