A Garota da Capa Vermelha - Sarah Blakley-Cartwright

Postado por Bia Carvalho

quinta-feira, 17 de março de 2011

"Um arrepio percorreu seu corpo conforme ela reagia à ameaça. Ela imaginou o lobo rasgando sua carne com os caninos em gancho.

Houve um uivo.

Valerie esperou para sentir o salto, experimentar o estalo de suas mandíbulas e o rasgo de suas garras, mas não sentiu nada."


A História: A aldeia de Daggorhorn vivia com medo. Pelo menos uma vez por mês seus habitantes escolhiam um animal para ser sacrificado, servindo de alimento para o Lobo, uma criatura mítica e assassina. Aquele era um preço pequeno a se pagar, uma vez que havia uma espécie de paz com esse Lobo. Antes ele matava famílias inteiras, jovens mulheres e nunca se sentia satisfeito. De alguma forma ele se contantara com o que lhe ofereciam.
Mas, depois de vinte anos a paz foi rompida. E Valerie, a única que não sentia medo, que o encarara frente a frente quando ainda era uma criança, viu sua irmã morta, dilacerada pelo Lobo.
Revoltados, os aldeões decidiram entrar em guerra com aquele monstro e Father Solomon, um especialista no assunto, foi chamado para resolver a situação de uma vez por todas. E a revelação que ele faz deixa todos ainda mais amedrontados.
O Lobo na verdade é um lobisomem, e pode ser qualquer um da aldeia.
Valerie começa, portanto, a duvidar de tudo e todos. Seria Henry, seu noivo tão corajoso, gentil e bondoso? Ou seria Peter, seu amor de infância, que retornara à cidade tão sombrio e misterioso?
Ela não tem certeza de nada. Só sabe que há uma ligação entre ela e o Lobo, que pode ser fatal.

Minha Opinião: Num cenário épico e sombrio (muito sombrio), A Garota da Capa Vermelha é uma história onde tudo é usado na medida certa: o terror, o romance, sangue, sentimentos... nada ficou fora do lugar, não houve falta nem excessos. Tanto que li o livro em menos de dois dias.
Valerie é uma daquelas personagens excelentes. Ela tem personalidade, sabe o que quer, é extremamente corajosa e também tem seu lado sombrio. Sabe que é diferente de sua família e do resto da cidade. Há até um pouco de maldade dentro dela... um fascínio pelo Lobo, disfarçado de medo. Achei-a incrível, construída para ser inesquecível.
Eu não consegui considerá-lo um livro YA. Na verdade ele é bem adulto, mas com personagens jovens. Há bastante violência, torturas, sacrifícios e cenas mais quentes, que não são peculiares em livros do gênero. Tudo isso, na minha opinião, o tornou ainda mais atrativo, pois como disse antes, tudo encaixou no tom da obra, nada foi exagerado.
O final me deixou de boca aberta, mas fiquei sabendo que será revelado apenas no filme e no site oficial do livro em alguns dias. Você pode acessá-lo clicando AQUI. Isso foi uma excelente alternativa para que ninguém deixe de assistir a versão cinematográfica por medo de já conhecer o desfecho.
Outra coisa que me deixou de boca aberta por não ser muito comum, que de acordo com a Introdução, foi o roteiro do filme que originou o livro, não o contrário, e que foi o Leonardo DiCaprio que surgiu com essa idéia. Achei bastante interessante e adoraria que vários de meus filmes preferidos se tornassem livros. Não seria maravilhoso ler "O Ilusionista" ou "Doce Novembro", por exemplo? Fica a dica...
Ah, e A Garota da Capa Vermelha entrou para a lista de favoritos!

Quantas Estrelas: *****

Tem uma trilha sonora? Sim. Cadence of her last breath do Nightwish.




Vale a pena dar uma conferida no Trailer do filme também!

20 comentários:

Andrea testemunhou...

Oi, Bia.

Semana passada eu havia visto a capa deste livro e fiquei muito curiosa (pois ele remete a história da Chapeuzinho), mas depois que li a tua resenha fui tomada de uma ansiedade por ler a história, pois me pareceu muito legal.

Bjos,
Andrea
http://literamandoliteraturando.blogspot.com/

Maria Clara testemunhou...

Genteee eu to doida p ler esse livro , pq eu quero lê-lo antes de ver o filme ..e ah o meu blog está com promoção desse livro "Os livros de Clara" mas se vc ja leu eh pq vc tem neh huauhauha q pena!! Beijos e parabens pelo blog ,ele continua lindo demais!!

Diego testemunhou...

Oi Bia!

Adorei a resenha!
Gostei de saber que o livro é um tanto mais adulto, às vezes em meio a tantos YA's, faz falta um livro assim. =P
E tá todo mundo falando desse final, agora que quero ler mais ainda. haha

Beijos!

Diego,
LiUmLivro

ladyreapermc testemunhou...

Taí que isso eu não sabia q o filme virou livro e não o contrário! To louca para ler/ver A Garota da Capa Vermelha. Mal posso esperar!
bjs
Olivia
http://paponosense.blogspot.com

Renata testemunhou...

Oi Bia!!!
Ainda não li, mas parece ser um livro bem bacana. Está com certeza na minha lista.
bjs

αmαndα ツ testemunhou...

Parece ser um bom livro.
Gostei da resenha e a capa é maravilhosa! ;)
Beijinhos,

Carol D. testemunhou...

Sério Bia que foi o Leonardo de Caprio que teve a ideia do livro? ahhh *__* ! haha eu achei muito jogada de marketing eles não colocarem o final no livro, sei lá, não gostei muito da ideia não. Agora, o livro parece ser legal :D

beijos
Carol - Open Page

Daniele testemunhou...

Eu vi o trailer há, sei lá, um mês quando tava assistindo à Vampire Diaries online e fiquei instantaneamente com vontade de assistir ao filme. Nem sabia que tinha um livro...
Parece ser uma história fascinante, daquelas que te prende do início ao fim.

Patricia Butzke testemunhou...

Tanto o filme quanto o livro parecem ser muito bons! Quero ver/ler logo *-*

◕‿◕ testemunhou...

Aiaiai essa capa está linda
Quero ver o filme e ler o livro, demais!
Gosto da atriz, e a história parece ser muito boa =D

Paula Duda

Ariane De Mello. testemunhou...

Eu amei a resenha !
Tô louca para ler o livro e ver o filme pois eu amei a historia mostra um lado diferente da historia da chapeuzinho vermelho um lado mais sombrio com suspense e segredos a serem revelados, sem falar da capa, perfeita.
Sou fã de livros de terror,suspense,drama entre outros e tbm amo a Amanda Seyfried otima atriz.

Letícia Santos testemunhou...

Apesar de achar meio marketing, como a Carol ali em cima, eu gostei dessa história de não ter o final. Estou LOUCA por livro e filme! :)

Letícia Santos testemunhou...

Comentando de novo porque divulguei.
Ah, e eu AMO O Ilusionista!

http://twitter.com/leticiamcs_/status/50426343728492544

Luana Farias testemunhou...

Pelo visto é só eu que acho q Chapeuzinho vermelho era terror, mas eu adorava tanto que quero ler esse livro, acho super interessante.

Bjs

MoniqueMar testemunhou...

O livro parece bem interessante, gosto de releituras. Soube que logo vai lançar o filme também, vou aguardar para conferir, afinal sem final definido é chato. Achei a capa super atraente tb.
Monique Martins
MoniqueMar
@moniquemarMonique Martins
MoniqueMar
@moniquemar

MoniqueMar testemunhou...

Divulgação:

https://twitter.com/#!/moniquemar/status/51247960507416576

orkut testemunhou...

que este filme e o livro e uma histori muito suspensa tentadora e um pouco de terro e muito bm de mais eu amei esta historia da menina da capa vermelha ass:maria gabriela lopes fernandes

DÊ SEU TESTEMUNHO...