A História: Depois que seu pai abandonou a família e partiu para uma cidadezinha de praia chamada Wrightsville, Ronnie passou três anos sem falar com ele. E passaria muitos mais, se sua mãe não a mandasse junto com seu irmãozinho de dez anos para passar o verão nessa cidade que ela considerava o fim de mundo.
Chegando lá, ela repele o pai de todas as formas, e tudo que ele quer é uma aproximação. Mas, nem mesmo a música que os unia podia lhes aproximar, pois Ronnie não tocava mais piano, desde que ele partira.
Mas, o que a garota não esperava, era que Will, um rapaz bonito, de boa família e jogador de volei acabaria se interessando por ela, e que acabaria tornando seu verão muito mais bonito, e que sua relação pai e filha poderia ser salva de uma maneira eterna.
Minha Opinião: Como esse foi o primeiro livro do Nicholas Sparks que li, fui avisada de que seria uma leitura que me levaria às lágrimas, especialmente porque sou extremamente sensível. Quando comecei a lê-lo, estava em alerta a todo momento, achando que a história poderia dar uma reviravolta e me deixar muito emocionada. Porém, eu juro para vocês que não estava nem um pouco preparada para o que li. Juro que chorei de soluçar no meio do ônibus com certas partes, portanto, fica ai o aviso: "Ler Nicholas Sparks pode lhe dar rugas!!!"
Brincadeiras à parte, confesso que o início da história me deixou um pouco desanimada. Conhecia o esquema montado - a menina rebelde sem causa, áspera, que sempre se apaixona pelos caras errados, que acaba encontrando o menino direitinho e ele, sem explicação se apaixona por ela. Já imaginava até que ele teria uma namorada super-popular que faria da vida da protagonista um inferno. Não errei nas minhas suposições, mas errei no meu julgamento precipitado. "A última música" é muito mais do que uma historinha de drama adolescente, que conhecemos de cor. O livro é uma verdadeira lição de vida, de amor, de amizade e companheirismo.
Com uma sutileza quase feminina (não me levem a mal com esse comentário, mas juro que é um elogio), Nicholas nos apresenta uma leitura simples e intensa, com reviravoltas e diálogos inteligentes. Algumas passagens são clichês, eu sei, mas até o clichê desse autor me caiu muito bem.
É encantadora a maneira como passei do ódio ao amor por Ronnie em apenas algumas páginas. Sim, eu odeio garotinhas "I wannabe James Dean", que tentam a todo custo enfrentar pais e mães estragando a própria vida, andando com as pessoas erradas e fazendo coisas erradas. É linda a forma como descobrimos o quão humana e bondosa ela é, por trás da fachada durona e rebelde e como ela amadurece para enfrentar as dificuldades.
E os homens da trama? Will não me cativou. Achei-o covarde e imaturo em diversos pontos, principalmente com a mãe e Marcus. Steve é o pai que todos queriam ter. Que personagem grandioso! Um exemplo para qualquer um. Jonah, um fofo, e Marcus, o vilão... me deixou cheia de raiva.
A última música é um livro lindo e merece ser apreciado com moderação, pois causa lágrimas e choros compulsivos. E não digam que eu não avisei...
Quantas estrelas: ****
Tem uma trilha sonora? Não sei o motivo, mas eu fiquei o tempo todo com uma música chamada Cry da Mandy Moore na cabeça enquanto lia esse livro, que foi trilha sonora de outro filme adaptado de um livro do Nicholas Sparks, Um amor para recordar (outro que me fez chorar demais!!). Então essa ficou como escolhida.
18 comentários:
Ai, essa música é de matar... T.T
Confesso que ainda não li o livro - só vi o filme.
É impressionante como Nicholas fala da mesma coisa de formas diferentes e nos faz chorar do mesmo jeito!! *.*
Tipo, eu sei que não posso generalizar, mas quando penso nele, só tem uma coisa que me vem a cabeça: você vai chorar horrores! =D
Ja estou me preparando para ver o Filme!!!!
Nicholas Sparks lembra a Danille Steel de saias!!!! :) é dificil ver um escritor ( Homem) escrevendo com toda essa sensibilidade.
Tenho ceteza que vale a pena conferir esse Livro!!!
Bjokas
Esse livro está há muito tempo na minha lista!
Quero muito conseguir lê-lo!
Abraços,
Amanda.
www.primeiro-livro.com
ola bia,que coincidencia,esse tambem foi o primeiro livro que li do nicolas e chorei demais tambem amiga,
eh muito emocionante e super bonita a historia,me deu vontade de ler outros livros dele,
um beijao.
Parabéns pela resenha Bia! Também amei A Última Música e derramei litros de lágrimas. A música da Mandy Moore é perfeita.
Beijos!
OI
Eu simplesmente amo esse livro. Com certeza um dos melhores que li ano passado.
E Nicholas Sparks, sempre vai ser bom em usar formulas simples e te fazer chorar horrores!
Eu simplesmente adooroooO.
BJooO
Clícia Godoy
www.silencioqueeutolendo.blogspot.com
ei Bia, eu nunca li nada do Nicholas. ^^)
vou começar por esse também que ganhei de niver. kk.
Adorei a resenha e espero gostar do livro também e virar fã do autor, pois não curto histórias muito tristes e o Nicholas adora umas lágrimas, kk.
beijos.
Eu vi o filme e amei, imagina quando eu ler o livro, sei q vou me apaixonar e provavelmente chorar!
Bia eu também chorei demais!!!!
Nicholas realmente tem o dom.
Só não faça como eu que quis assistir ao filme. O filme é um lixo. Quem dirigiu deveria ganhar um prêmio, o oscar por transformar um bom livro em um péssimo filme.
bjs
ainda não li o livro mas gostaria muito, estou procurando querido john para ler, mas em todas as livrarias ele esta esgotado! D:
--
hangover at 16
Nicholas é demais! Eu já li Querido John e a A Última Música dele. O Milagre e Diário de Uma Paixão já estão na minha estante na fila de leitura =)
jah comentei aki, mas da uma passada no nosso blog e veja a nossa promoção! =]
http://bit.ly/hSD2Lh
--
hangover at 16
Bah não li tenho muita vontade de ler, principalmente depois do que vi do filme.
Sim, eu chorei litros e litros lendo este livro.. É tão lindo. Eu até q gostei do Will, ele não perfeito, mas achei bem fofo...
Bj.
Eu tenho medo dos livros do Nicholas Sparks...FATO, eles são choro garantido e finais que me deixam muiiiiito tristes, sempre.
Mas um ótimo autor tenho vários livros dele, mas leio em doses homeopaticas :DDD
beijos.
Ler/Ver os personagens cuidando dos ovos de tartaruga não tem preço.
Foi a partir daí que comecei a gostar da Ronnie. O filme é bem fiel ao livro, até pq o autor supervisiona o roteiro.
A última música é a obra mais adolescente do Nicholas q já li (sim, sempre um dos personagens tem que fazer a passagem kkk). Mesmo assim adoro.
Eu amo esse livro, não se é pq lembra um pouco minha história de vida ou por que sempre me emociono com o Nicholas Sparks, a verdade é que foi o melhor livro que eu li ano passado. Adorei a música, já conhecia, Um Amor para Recordar é o meu filme favorito, mas ainda não tiver a oportunidade de ler o livro. Bjs
Do autor, ainda só li "O diário da nossa paixão" e "O sorriso das estrelas". Gostei muito.
Quem sabe se este não será o próximo.
DÊ SEU TESTEMUNHO...