Inferno - Dan Brown

Postado por Bia Carvalho

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Editora: Arqueiro
Páginas: 448
Série: Robert Langdon #4
Faixa etária: 16+
Título Original: Inferno

A História: Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

Minha Opinião: De uns tempos para cá eu venho me decepcionando um pouco com as obras de Dan Brown. Minha primeira decepção foi com O símbolo perdido, que não foi exatamente o que eu esperava. Inferno chegou com uma promessa irresistível dos melhores thrillers do autor: suspense, informações culturais, uma escrita cheia de ganchos e reviravoltas. Bem, não foi bem isso que eu encontrei.
A impressão foi de estar lendo um artigo da Wikipedia. Eram muitas informações, jogadas no texto sem necessidade e de uma forma muito mecânica. Senti como se Dan Brown tivesse a necessidade de escrever um novo Código DaVinci, mas ainda não teve nenhuma ideia tão genial quanto. O que é lamentável, pois ainda espero me desesperar novamente ao virar cada página, como aconteceu quando li os dois primeiros livros da série Robert Langdon.
Sobre os personagens, já me cansou um pouco essa síndrome de James Bond de Langdon de sempre fazer parceria com uma mulher nova em cada livro. Outra coisa que me incomoda são as poucas referências aos outros livros da série. Gente! Langdon salvou o mundo mais de uma vez! Ele descobriu segredos milenares, envolvendo Cristo, e nada de mencionarem esses feitos heroicos neste volume. Não sei de o autor queria dar a impressão de não se tratar de uma série, mas acho que isso não convence ninguém.
Assim como aconteceu quando li O inferno de Gabriel, fiquei muito curiosa com a história criada por Dante. A forma como as obras baseadas na obra foram apresentadas, me deixaram ainda mais fascinada por A divina comédia e pela pessoa de Dante Alighieri, tão enigmático quanto sua história.
A decepção foi desanimadora, mas eu não posso negar que ainda vou querer ler novos episódios protagonizados por nosso destemido (ou nem tanto) Langdon. Quem sabe Dan Brown não acerta a mão novamente?

Quantas Estrelas:

1 comentários:

Verônica Sobreira testemunhou...

oi, Bia eu ainda não me animei de ler, para falar a verdade nem li O símbolo perdido, enfim das narrativas do Dan Brown continua sendo a minha preferida "Anjos e Demônios". Valeu a resenha, bem franca.

DÊ SEU TESTEMUNHO...