Travessia - Ally Condie

Postado por Bia Carvalho

terça-feira, 31 de julho de 2012

"No meu sonho ele está de pé na frente do sol, por isso ele parece escuridão quando sei que é luz. "Cassia", ele diz, e a ternura em sua voz me deixa com lágrimas nos olhos. "Cassia, sou eu".
Pág. 120

Editora: Suma de Letras
Páginas:273
Série: Matched #2
Faixa etária: 14+
Onde comprar: Saraiva

A História: Em um mundo distópico, a Sociedade controla o que você come, o que você veste, as músicas que ouve, os filmes que vê e até com quem você irá se casar. Eles fazem com que você acredite que tudo isso é um preço muito baixo a se pagar por uma vida confortável, sem doenças, um emprego certo e sem problemas.
Contudo, a vontade de questionar tanto atormentou Cassia que ela decidiu desistir de toda essa vida. Ela desistiu de tudo por amor. E tudo isso porque a imagem de Ky, uma Anomalia, um rapaz excluido dessa sociedade perfeita apareceu por engano como sendo seu par perfeito, escolhido pela sociedade. 
Decidida a lutar por suas escolhas, ela parte em uma jornada em busca de si mesma e em busca de revolução. Mas será que Cassia está mesmo fazendo a escolha certa? Será que não há coisas que ela ainda desconhece? 

Minha Opinião: Com uma pitada de crueldade à lá Jogos Vorazes, a trilogia Matched continua neste segundo volume. Desta vez, Ally Condie abusou dos diálogos sofridos, das perdas, das cenas fortes, sem tornar a leitura um balde de sangue. Ela mexe conosco, mas com nosso coração.
Apesar das passagens lentas, a autora manteve um ritmo bom, alternando capítulos narrados por Ky e outros por Cassia, o que é essencial para a trama. Com esses dois pontos de vista, temos uma visão mais ampla da história, ficando ainda mais intrigados com mais e mais segredos e intrigas. Essa forma de leitura me proporcionou também uma outra opinião sobre Ky. No livro um, meu favorito foi Xander até o fim. Já em Travessia, comecei a ficar mais envolvida pela outra parte do triângulo, embora ainda tenha minhas dúvidas.
Ainda falando em Ky, suas partes foram as que mais me agradaram. Sua narrativa é dolorida, seus diálogos são incríveis e seu passado é conturbado, o que faz dele um personagem profundo e cheio de cicatrizes, exatamente do jeito que eu gosto. Ele é íntegro, corajoso e apaixonado, o que eu não imaginava.
Ally Condie também me surpreendeu. Ela soube criar links entre poesias e pistas, mostrou as verdadeiras garras da Sociedade e nos encheu de dúvidas, criando um gancho incrível para o desfecho da trilogia, com o livro Reached. Nada ficou definido em Travessia, nem mesmo o romance. 
Em suma, Travessia não é um livro fácil de ser lido, mas difícil de uma forma positiva. Sua narrativa é lenta, há passagens muito pesadas, você vai encontrar detalhes cruciais em todas as páginas, mas tudo isso contribui para uma história densa, cheia de camadas e segredos. Mal posso esperar pelo grande final!

Quantas estrelas:

 Vídeo: Essa música sofrida do After Forever, Life´s Vortex, é perfeita para Cassia e a luta contra a Sociedade.

12 comentários:

Verônica Sobreira testemunhou...

Oi, Bia
Eu estou querendo ler esta série ,mas ainda não tive oportunidade de comprá-la. A ficção distópica já me atraia antes de jogos Vorazes . Algumas das coisas que você falou, me lembra a série Delírio em que o amor virou uma doença passível de cura. Gostei da forma com esclareceu alguns pontos da obra, agora preciso ler.bjão Vê

Biazinha testemunhou...

Eu não li nenhum livro dessa série,li algumas resenhas negativas e acabei perdendo interesse nos livros,mas sua resenha sincera e super clara reacendeu meu interesse,eu tenho um fraco por distopias,sou apaixonada por Jogos Vorazes,e quem sabe em um futuro não tão perto eu consigo pegar essa série para ler.

Lia Christo testemunhou...

Oi Bia, bom dia.
Eu não conhecia esta série, e parece ser bem interessante. Gostei da resenha e se tiver a oportunidade, vou ler com certeza. Bjus
Lia Christo
www.docesletras.com.br

Laisinha Mitsuki testemunhou...

Li Destino esses dias e fiquei VICIADA!
Quero esse agora, já! Ainda mais depois da sua resenha!!

Bjs

minhacozinhamagica testemunhou...

Li o primeiro e gostei. Com certeza vou querer ler esse também, ainda mais depois dessa resenha!

A capa é muito bonita!

Bjs

Vanessa testemunhou...

Olá :)
Boa resenha. Eu li Destino e achei muito bom, espero gostar dessa continuação também. Gostei desse lance de ter narrativas alternadas, em alguns livros fica muito bom. Espero gostar assim como você quando eu ler :D E eu gostei mais do Ky do que o Xander :x UAHSUAHSUA

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

Renata testemunhou...

Oi Bia!!! Fiquei feliz em saber que vc gostou!!
Akgumas resenhas não foram tão positivas e estava com medo, m as agora que vc e a Hérida gostaram já fiquei feliz.
bjs

Elimar Souza testemunhou...

Confesso que li tantas resenhas negativas sobre essa série que os coloquei no final da minha lista. Quando o livro tem uma pegada mais visceral como esse livro, procuro ler quando estou em melhores condições psicológicos... kkkkkkkk
Amei resenha!
BJS!

Sora Seishin testemunhou...

Oi Bia!
Eu adorei Destino mas, ao contrário de você, não gostei de Travessia. Achava difícil diferenciar os capítulos da Cassie e do Ky, não via diferença entre os dois personagens. Enfim, não curti muito esse livro.

Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Ilinha bandeira testemunhou...

Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Quero muito ler a continuação
Estou amando romances distópiscos
Amei a resenha

Leitura Nossa testemunhou...

Estou curiosa para ler esse livro... eu gostei bastante do primeiro, com certeza esse vai pra listinha de compras!!

beijos,

Dilaide testemunhou...

Eu sempre tive receio de ler esse livro. Eu ouvi muitos comentarem mas pensei que não tinha romance, a maioria dos livros que eu gosto tem que haver romance. Mas pelo que você descreveu dos personagens eu achei muito interessante, eu gosto de personagens fortes assim.

DÊ SEU TESTEMUNHO...