Refúgio - Harlan Coben

Postado por Bia Carvalho

segunda-feira, 23 de julho de 2012


"Parte de mim queria ficar. Parte de mim queria escancarar aquela porta e pagar para ver. Mas outra parte, talvez a que tinha milhões de anos de idade, a parte animal que ainda agia pelo instinto de sobrevivência, se levantou. Meu lado primitivo olhou para aquela luz e pressentiu perigo.
Um grande perigo."
Pág. 38

Editora: Arqueiro
Páginas: 222
Série: Mickey Bolitar
Faixa etária: 13+
Onde comprar: Saraiva

A História: Nós já conhecemos Myron Bolitar, o ex-agente, ex-jogador de basquete e atual advogado - e investigador particular nas horas vagas -, agora vamos conhecer seu sobrinhos, Mickey Bolitar.
Mickey não anda tendo uma vida muito fácil. Seu pai sofreu um acidente de carro e sua mãe está internada em uma clínica de reabilitação, o que o leva a morar com o tio Myron, com quem não tem uma relação muito boa.
Além de todos os problemas acima, a nova namorada de Mickey desaparece misteriosamente, e uma senhora excêntrica afirma que seu pai está vivo. 
Acompanhado de dois novos amigos muito estranhos, Mickey se vê preso a uma teia de segredos e mentiras que parece não ter fim. E, ele pode até ser a próxima vítima...

Minha Opinião: Gosto muito do trabalho de Harlan Coben, especialmente sua série "Myron Bolitar". Gosto dos diálogos rápidos, característicos desse personagem e de suas sacadas inteligentes e sarcásticas. Quando soube dessa série, protagonizada pelo sobrinho dele, me interessei no mesmo momento. Pena que não foi exatamente o que eu esperava.
Vamos aos pontos fortes da obra: estava mesmo faltando um YA com uma pegada mais policial, mais realista, sem fantasia, com um personagem corajoso, cheio de seus dramas pessoais e muito, muito inteligente. Além disso, o romance é quase zero, o que pode agradar a muitos públicos diferentes, especialmente o masculino, que torce a cara para beijos e juras de amor. Além disso, a escrita de Harlan é sempre uma boa pedida, pois ele é dinâmico, ágil e não faz rodeios. É um livro que se lê de uma "sentada" só.
Entretanto, o que não me agradou em "Refúgio" é que Harlan perdeu aquele sarcasmo todo, tão característico de Myron. Ele deu uma voz ao Mickey, mudando completamente sua narrativa, especialmente pelo livro ser escrito em primeira pessoa, tornando-se um adolescente de quinze anos. Isso não me agradou muito, pois me peguei várias vezes lendo frases completamente sem noção.
Outra coisa que me incomodou foi o final. Criei várias teorias na minha cabeça, que seriam muito relevantes, mas não me aproximei SEQUER do final. E este não foi satisfatório, pelo menos para mim. Acho que Harlan simplesmente não tinha nenhuma ideia do que ia usar como desfecho deste suspense e criou um final meio "nonsense", só para terminar a obra. Realmente não gostei.
Não vou dizer que não recomendo, porque a leitura é divertida, se você não se incomodar com as coisas que mencionei acima, é um passatempo interessante e Harlan é sempre Harlan.

Quantas Estrelas:
Vídeo: Achei o Book Trailer de Refúgio excelente. Pena que não encontrei legendado. Mas, confiram:


7 comentários:

Renata testemunhou...

Oi Bia!!! Eu adoro o Harlan Coben, mas a série do Bolitar não conseguiu me agradar. Por isso mesmo acabei não me interessando por esse livro.
Acho que Harlan tem outros muito melhor.
bjs

Ana Carolina testemunhou...

Adoro Harlan Coben.
Que pena que você não gostou muito desse.
Mesmo assim vou colocar na lista!

Bjs

Lanny testemunhou...

Oieee

linda, tudo bem?
adorei seu comentário e vim fazer uma visitinha...ameeeeei o seu blog. Eu estou no começo ainda mas estamos levando rsrsrs...vc tem um livro...me deu até vontade de ler.

Bjooookas

http://www.leituraeoutrostantos.blogspot.com

Elimar Souza testemunhou...

Menina, tenho vários livros desse autor, agora, me pergunta se eu li alguma coisa? Nadica de nada! Falta de vergonha na cara, eu confesso... rsrs
Alguns eu comprei, outros ganhei de aniversário no ano passado, sempre prometendo que vou ler, mas cadê tempo? Eu gosto de livros assim, que te levam a pensar uma coisa e depois você vai ver que é outra, completamente diferente. Falam muito bem dele. Vou gostar, com certeza...

Raquel Machado testemunhou...

Estou ha algum tempo pensando em ler algo desse autor pelo que todo mundo fala os seus livros são otimos espero ter a chance de ler algum logo.
Bjksss
Raquel Machado
Leitura Kriativa
http://leiturakriativa.blogspot.com.br

DÊ SEU TESTEMUNHO...