O Amor Acontece - Lúcia Bittencourt

Postado por Bia Carvalho

quarta-feira, 4 de julho de 2012


"-Você está reescrevendo essa história.
 - Eu não. Estou interpretando da minha maneira."
Pág .61


Editora: Record
Páginas: 95
Série: -
Faixa etária: 14+
Onde comprar: Saraiva

A História: Mariana não entende nada de amor. Ela jamais se apaixonou e sequer consegue escrever sobre o tema.
Contudo, ela recebe a incumbência de escrever uma história de amor, mas, de alguma forma, não consegue descrever uma paixão avassaladora, nem mesmo quando o cenário é a romântica Veneza.
Com a ajuda e o incentivo de seu amigo Fábio, Mariana vai ter que redescobrir a si mesma como escritora e como mulher, além de descobrir o poder do amor.

Minha Opinião: Sim, eu torço o nariz para livros curtinhos demais. E acho que, fora os livrinhos infanto-juvenis, acho que nunca li um livro tão fininho. Porém, embarquei na leitura e só posso dizer que O amor acontece é uma gracinha.
Claro, não espere uma história profunda, com longos detalhes e descrições, nem um romance arrebatador e beijos escaldantes. Há muitos diálogos (aliás, o livro é 90% diálogos) inteligentes e rápidos, até mesmo quentes em certos momentos, o que não torna a leitura cansativa. 
Para um escritor, ler sobre outro escritor é sempre um deleite. É uma maneira de não nos sentirmos sozinhos em nossa batalha por inspiração e em nossas brigas com nossos personagens. Mariana briga consigo mesma para criar e dar vida aos personagens da maneira como tem que ser. Ela se sente presa para criar uma verdadeira história de amor ou uma cena de sexo mais intensa. Mariana faz seus personagens se desencontrarem, criando um espelho de si mesma, transferindo para o papel suas próprias frustações. E não é o que muitos de nós fazemos? Um escritor muitas vezes desconta em seus personagens os sofrimentos pelos quais ele mesmo passa. E, de uma forma, vemos isso em Mariana.
Fábio é um personagem ótimo também. Ele é, em grande parte do livro, apenas uma voz que guia e provoca Mariana, desafiando-a a escrever o tal romance que ela simplesmente não consegue. Mas ele é uma voz presente e acabamos por nos identificar nele, como o leitor que quer tanto que seu escritor favorito troque uma cena ou outra ou dê um rumo diferente ao destino de seu personagem. 
Lúcia Bittencourt criou uma obra curtinha, mais parecendo um conto, mas não deixa de dar o seu recado. Para as românticas de plantão, é um bom divertimento, sem muitas pretensões.

Quantas estrelas:
Vídeo: Love Song da Sara Bareilles (de novo ela) dá o tom alegre do livro e quase anti-romântico.

5 comentários:

Laisinha Mitsuki testemunhou...

Não sou muito fã de livros muito fininhos, mas esse parece fofinho!
Vou tentar...

Bjs

Luana Rodrigues Farias testemunhou...

Adimito que eu tbm torço a cara por livros pequenos pois parece que não tem profundidade, mas as vezes nos surpreendemos.

Bjs

Unknown testemunhou...

Gostei da proposta e achei a capa super linda! Mas a Mariana tem mais ou menos que idade??

Livro super curtinho :/ mas me fez querer ler hahha
parabéns pelo blog, to seguindo! bjos

2 Book Girls:
http://2bookgirls.blogspot.com.br/
http://www.facebook.com/2BookGirls

Dilaide testemunhou...

Eu também não gosto muito de livros curtinhos. Mas se tem uma coisa que eu amo são diálogos e você disse que tem bastante, então vou ler.

DÊ SEU TESTEMUNHO...