Mermaid - Carolyn Turgeon

Postado por Bia Carvalho

sexta-feira, 6 de julho de 2012


"Homens mortos boiavam ao seu redor. O céu ainda crepitava com os relâmpagos, como um Deus furioso. 
Era caótico, tenebroso. Ela não sabia para onde ir."
Pág.27

Editora: ID
Páginas: 336
Série: -
Faixa etária: 16+
Onde comprar: Saraiva

A História: Uma sereia encantada... uma princesa disfarçada... um príncipe guerreiro. E um triângulo amoroso completamente fora dos padrões.
Em uma tempestade, o navio do príncipe Christopher é abatido, e sua tripulação jogada ao mar sem muitas chances de sobrevivência. Porém, a sorte de Christopher era maior do que a dos outros e ele foi resgatado por uma linda sereia de voz doce que o entregou aos cuidados de uma princesa disfarçada de freira em um convento, fugindo da guerra.
Ambas apaixonam-se por ele e precisam lutar por esse amor, mesmo que isso signifique desistir de tudo. Mesmo que signifique sacrificar sua existência e as coisas que amam.

Minha Opinião: A história da Pequena Sereia nunca foi minha favorita quando era criança. Sempre a achei triste e violenta, apesar das suavizações que Walt Disney sempre faz. Esse livro dá uma repaginada no conto original, tornando-o ainda mais triste e violento. E, pela primeira vez, não me vi torcendo pela sereia no final.
Primeiro de tudo, acho importante frisar que não achei que Mermaid seja voltado para um público adolescente, como os outros livros da ID são. Há cenas violentas, muito sofrimento, cenas de sexo e até uma delicada insinuação à masturbação. Não é nada explícito ou vulgar, mas achei que deveria ser mencionado para não deixar ninguém desavisado. Foi por isso que eu o classifiquei como adequado para maiores de dezesseis anos.
Em segundo lugar, também preciso mencionar o quanto fiquei feliz em ver chegar às últimas páginas do livro e ver que ele tem começo, meio e fim. Sim, pessoal, Mermaid não faz parte de uma série, ele é um livro único. A autora tem outros livros adaptados dos contos de fadas, mas nenhum deles tem uma sequência.
Falando sobre o livro em si... ele me pareceu um pouco parado e cansativo no início, mas depois, ao avançar na leitura, compreendi que aquela riqueza de detalhes e seu ritmo lento eram propositais e foi o que o tornou mais belo. As descrições da sereia Lenia sobre sua vida no oceano foram riquíssimas e lindas, totalmente essenciais para nos ambientarmos em seu mundo diferente.
Apesar da "protagonista" do livro ser Lenia, eu torci desde o primeiro momento pela forte, decidida e gentil Margrethe, a princesa. Ambas fazem tudo que está ao seu alcance por amor, mas achei Lenia egoísta e inconsequente, ao contrário da outra que, além de lutar por seu amor, pensava nas pessoas ao seu redor e em seu reino. Já o príncipe... bem... não tenho muito o que falar dele. Talvez o tenha achado fraco perto de duas protagonistas tão fortes e com uma presença tão marcante.
Só posso dizer que Mermaid foi um livro que foi me conquistando aos poucos. Uma agradável surpresa. Carolyn Turgeon conseguiu desconstruir o conto que tanto conhecemos, sem perder seus elementos principais, criando uma nova e bela história.

Quantas estrelas:


Vídeo: Escolhi Ocean Soul do Nightwish, que sei que já usei uma vez, mas não poderia de colocá-la aqui, por seu ritmo lento e triste. E, claro, porque a letra não podia ser mais apropriada.


8 comentários:

Mila Ferreira testemunhou...

Gostei da resenha e acho a capa do livro linda,mas ainda não é uma das minhas prioridades de leitura. São tantos!

bjs,
Camila Márcia
@camila_marcia
http://delivroemlivro.blogspot.com/
http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

Leitura Nossa testemunhou...

Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro... mas agora fiquei bem curiosa para saber quem fica com o príncipe...
Também acho a história da pequena sereia muito triste, lembro de uma série chamada conto de fadas que passava na Cultura (direto do túnel do tempo...rss) e chorei um monte por causa da história que era muuuiiitttooo triste...

beijos,

Renata testemunhou...

Oi Bia!!!
Fazia uma idéia completamente diferente desse livro. Porém confesso que apesar de vc ter dado 5 estrelas, não sei se me apaixonei a ponto de querer ler.
Vou guardar a dica para o futuro.
bjs e saudades

Enfim testemunhou...

Bela escolha na música e a leitura parece realmente diferente.

cenas fortes e proibidas me chamam a atenção pois mostra o que realmente acontece e não fica escondendo a realidade por mais que seja Ficção sempre tem partes que já vimos ou que iremos ver em um filme ou em nossa própria vida

http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

Luana Rodrigues Farias testemunhou...

iupiiiii, um livro único já me faz querer ler!! Ai a pequena sereia é triste mesmo.

Bjs

Laisinha Mitsuki testemunhou...

SÉRIO que esse livro é assim?
Nossa, não dava nada por ele!!!

Vou colocar na lista!
Bjs

Elimar Souza testemunhou...

Ai meu Deus. Amei sua resenha sua bandida. Agora quero ler o livro. Preciso morrer numa grana. Cenas de sexo para um público mais teen é meio complicado. Com essa capa então, várias meninas devem ter se encantado e comprado o dito cujo. Imagina o susto? rsrsrs

Dilaide testemunhou...

Nossa!! história de sereias sem ser aquela chatice infantil? Eu sou apaixonada por livros que tem princesas, eu tenho uma coleção de romance épico adulto. Achei muito parecido, pois adoro. Esse definitivamente vou comprar.

DÊ SEU TESTEMUNHO...