O Diário da Mariposa - Rachel Klein

Postado por Bia Carvalho

terça-feira, 15 de maio de 2012


"Estar realmente vivo é algo totalmente diferente. É como estar em êdxtase sem se perder de si mesmo. - Ernesse se virou para Kiki e acrescentou: - É como ter um orgasmo de olhos bem abertos.
Pág. 54


Editora: Planeta
Páginas: 336
Série: Blue Bloods
Faixa etária:  16+
Onde comprar: Saraiva

A História: Uma narradora sem nome, completamente perturbada, obsessiva e ao mesmo tempo "inocente" nos apresenta seu diário, contando seus dias em um internato nos anos 60.
Nossa protagonista se depara com uma nova aluna que possui atitudes um tanto quanto sombrias e que parece atrair a atenção de todos ao seu redor. 
Seria essa nova garota uma vampira?

Minha Opinião: Ainda estou um pouco estarrecida depois da leitura desse livro. Minhas opiniões ainda estão um pouco confusas, mesmo depois de uma semana de terminada a leitura. Acho que nunca me deparei com uma obra tão controversa, tão cheia de nuances e tão sombria quanto "O diário da mariposa". O livro é agoniante apesar de lento e nos deixa cheios de dúvidas até o final.
A autora soube conduzir o ritmo gótico, aliando essa atmosfera ao mundo degradante de uma adolescência dos anos 60 - drogas, sexo e descobertas. 
A personagem principal é uma das mais bem cinstruidas que já vi. Apesar de não sabermos quem ela é, entramos em sua mente um tanto quanto psicótica e passamos a conhecer seu lado obsessivo, perturbador e invejoso. É uma personagem completa, lhe falta apenas um nome, e isso, posso garantir, é um dos pontos fortes da obra, mantendo o tom de mistério até em algo tão simples.
Alguns pontos fracos me fizeram diminuir a notinha do final da resenha: o livro começa muito monótono, com passagens totalmente desnecessárias, diálogos massantes, com algumas frases de efeito interessantes, e longa apresentação de personagens. Quando a coisa esquenta de vez, é uma onda de violência com cenas nauseantes, que eu prefiro nem comentar. 
A diagramação é linda e a revisão impecável. Excelente trabalho da Ed. Planeta. E não posso negar que a editora foi feliz em trazer esse livro para o Brasil, que, apesar de não ser um cinco estrelas, é uma leitura diferente e muito psicológica.

Quantas estrelas:



 Vídeo: Infelizmente não achei o trailer legendado, mas o filme parece ser tão sombrio quanto o livro. Que tal conferir?

 

8 comentários:

Carla testemunhou...

Oi Bia!

Tem até filme??

Hummm bom saber!

Vou procurar para ler \o/

Bjs!

Laisinha Mitsuki testemunhou...

Eita, o livro parece estranho mesmo, mas uma boa opção para quem quer coisas diferentes.
Vou colocar na lista!
E ver se acho o filme heheh

Bjs

minhacozinhamagica testemunhou...

Sinceramente li esse livro e não me agradou. Achei apelativo, detestei os personagens, e achei a historia muito cansativa. Isso é minha opinião , não daria nem três estrelas e eu que amo ver filmes referentes a livros, desse passei correndo :)
Bjokas e um dia de luz pra vc!

Renata testemunhou...

Oi Bia!!
Não conhecia esse livro e confesso que não sei se estou pronta para ler.
Pelo que vc faloui na resenha é um livro que mexe com nosso psicológico, como nossos sentimentos...anotei a dica, quem sabe no futuro.
bjs

Taynan Matheus testemunhou...

Oi Bia! Não conhecia esse livro! E gosto de livros que mexem co a gente... sei lá. :) Já está na minha lista! E adorei a resenha

XXOO - H

Taynan Matheus
http://reinodaleitura.blogspot.com/

Vanilda testemunhou...

Como sempre, uma resenha honesta e muito esclarecedora. Por isso, acho que não me aventuro nesse livro. Acho que é um pouco "demais para a minha cabeça". Estou numa fase mais leve, sabe como? Mas não descarto a possibilidade de encarar esse gótico mais pra frente.

Malu4u testemunhou...

Nossa; essa historia parece ser bem intensa. Já conhecia esse livro do seu lançamento, mas não sabia nada sobre sua historia. Não tenho muita certeza se iria gostar dessa leitura mesmo adorando um suspense e misterio; mas gostaria muito de ver o filme que me deixou curiosa (principalmente por causa dos atores). Vou procurar o filme e assistir, se gostar ou ficar mais curiosa sobre a historia, com certeza incluirei o livro em minha lista.

Brena testemunhou...

alguem sabe se tem um segundo livro?? assisti o filme, e deu vontade de ler... tambem seria otimo ter uma continuçao...

DÊ SEU TESTEMUNHO...