O Céu está em todo lugar - Jandy Nelson

Postado por Bia Carvalho

quinta-feira, 27 de outubro de 2011


Título Original: The Sky is everywhere
Editora: Novo Conceito
Páginas: 421
Onde Comprar: Saraiva

A História: Nada poderia separar Lennon e Bailey, duas irmãs que se amavam profundamente. Nada, a não ser a morte.
Quando Bailey morre de maneira abrupta, Lennie sente que seu mundo começa a ruir lentamente. Elas eram amigas, confidentes, parceiras, almas-gêmeas. Lennie se sente abandonada, como se sua irmã mais velha tivesse quebrado um pacto.
Porém, o destino reserva duas paixões avassaladoras na vida de Lennie. Uma, trazendo-lhe de volta os sorrisos, a vontade de viver, e outra que lhe serve de consolo, de companhia na tristeza que parecia não ter fim.
E pela primeira vez, a menina que jamais se apaixonou e que vivia na sombra da irmã, mas jamais sentindo inveja, estava completamente dividida e a escolha poderia mudar para sempre seu futuro, seus pensamentos e seu amor pela irmã.

Minha Opinião: Preciso confessar que quando eu recebi esse livro da Ed. Novo Conceito, eu simplesmente não dei nada por ele. Apesar da capa linda, do maravilhoso trabalho de diagramação e dele ser todo colorido, a história não me atraiu de forma especial, e eu acabei demorando a pegar para lê-lo. Mas também preciso confessar que há muito tempo uma história não me tocava de forma tão profunda.
O céu está em todo lugar poderia ser um livro totalmente clichê. E o enredo realmente é, mas a forma como a história é contada é diferente de qualquer coisa que lemos por ai. Jandy Nelson não é uma escritora de romances, é uma poetisa. O texto cheio de metáforas incríveis engrandeceu a obra e me criou um problema para escolher um bom quote para colocar como citação no início da resenha.
O que mais me impressionou neste livro foi a criação dos personagens. Tão reais, tão bem descritos, com tantas peculiaridades, que eu poderia jurar que Jandy conhecia cada um deles e que esse livro é uma biografia, não uma novela. A dor de cada um deles é tão tangível que eu a senti em mim. Não conhecemos Bailey, pois no início do livro ela já está morta, mas sinto como se ela fosse uma amiga, de tanto que Lennie fala sobre ela.
Outra coisa que me chamou a atenção foram as mensagens no início de cada capítulo. Escritas com uma fonte de caligrafia, rabiscadas, coloridas, fizeram bem seu papel de parecerem confissões escritas pelo punho de Lennie, encontrados nos mais diversos lugares que são mencionados também no livro. Inesquecíveis! O livro todo é inesquecível.
Prepare-se para se emocionar, rir, sofrer e entregue-se a uma leitura romântica, uma verdadeira lição de vida...

Sobre a autora: Jandy Nelson mora em São Francisco e lá, assim como Lennie, divide seu tempo entre cuidar das árvores e correr livremente pelo parque.
É uma agente literária, poetisa com livros publicados e acadêmica eterna.
Ela dia - um segredo: as estranhezas presentes na história são todas verdadeiras como a planta com manchinhas, as pirâmides, a casa da limpeza do azar, e a maior de todas, que é a garota sofredora, a espelhar seus poemas por toda cidade.

Quantas estrelas:

Vídeo: Achei que a linda The Light da Sarah Bareilles teria tudo a ver com o livro!!!

7 comentários:

Luana Rodrigues Farias testemunhou...

Comigo foi o mesmo eu não dei nenhum valor ao livro mas depois me decepcionei pois ele é realmente muito bom vale super a pena le-lo.

bjs

Larissa Gunia testemunhou...

Esse livro é ótimo!
Amei a sua resenha e a musica da Sara Bareilles (sou fã dela) *-*

Bjs...
http://assuntosobrelivros.blogspot.com/

Amanda testemunhou...

Oi Bia :)
Toda vez que sai uma resenha noca sobre esse livro minha vontade de lê-lo aumenta.
Sei que vou me emocionar muito com a história, pois sou super ligada a minha irmã e não me imagino sem ela.
Espero poder lê-lo em breve.

Beijo,
Amanda
Amanda's World

Gisele testemunhou...

Esse livro tem uma história tão linda!!!!!!
Não vejo a hora do meu chegar aqui em casa...
A capa dele é fantástica tb...sempre quando vou a alguma livraria fico babando por ele!!!

bjus

DÊ SEU TESTEMUNHO...