Fúria Lupina - Alfer Medeiros

Postado por Bia Carvalho

terça-feira, 4 de outubro de 2011

A História: A natureza lupina liberta. A natureza humana destrói. Qual é a origem do mito lobisomem? Maldição, doença, dom, herança ou eventos aleatórios? Em Fúria Lupina - Brasil, as peças do quebra-cabeças são apresentadas no decorrer de algumas décadas. Quando, no ano de 2009, essas peças começam a se encaixar para formar a imagem final, homens e feras aparentemente desconexos entram em uma alucinada rota de colisão que resultará em sangue, violência e morte.

Minha Opinião: Confesso que quando recebi o livro e peguei-o para ler, não estava muito empolgada com o tema. Lobisomens nunca foram meus favoritos. Porém, prossegui com a leitura, certa de que acabaria me surpreendendo. E foi exatamente o que aconteceu! Acabei com um grande livro nas mãos.
Alfer Medeiros escreve de uma maneira muito peculiar, sua narrativa é quase uma poesia macabra, daquelas que entranha em nossas vísceras, que machuca, que com metáforas muito bem construídas, nos faz vivenciar a história como se ela fosse nossa, como se fôssemos observadores presentes da cena.
O livro é sanguinário. Confesso que não tenho um estômago muito bom para decapitações, desmembramentos e tanto sangue, mas tudo faz um sentido dentro da história. O "horror" não é de graça. Creio que essa foi a proposta de Alfer, mostrar o predador lobisomem da forma mais primitiva possível. E deu certo! Dá até para ter pesadelos!
Outra coisa que achei interessantíssima foi a inserção de personagens famosos do folclore brasileiro ao longo da trama, o Curupira e o Boitatá. Atualmente falamos muito de vampiros, fadas, anjos... mas no Brasil há uma quantidade imensa de criaturas igualmente interessantes que poderiam se tornar protagonistas de histórias incríveis. Fica a dica para autores e o parabéns para Alfer por ter explorado isso.
Há uma quantidade interessante de personagens, mas Caroline se tornou minha preferida, uma Alpha, mostrando o poder feminino. E quem acompanha meu blog sabe que eu gosto muito de personagens femininas fortes.
Em suma, um livro para pessoas com coragem e que procuram uma leitura não tão simples, mas cheia de reviravoltas e com uma trama bem elaborada.

Sobre o autor: Alfer Medeiros é o pseudônimo de Alexandre Jorge Ferreira Medeiros, português radicado em São Paulo desde a infância.
Apreciador de expressões culturais como literatura, música, cinema e quadrinhos, através dos quais obteve a inspiração para criar sua primeira obra literária.
Analista de sistemas e professor universitário por profissão, adotou a escrita por pura paixão pela fascinante expressão artística das letras.

Quantas estrelas:


Vídeo: Não que a letra tenha a ver, mas Wolf and Raven do Sonata Arctica me remeteu a esse livro, pela velocidade da música em contraste com a história sanguinária. Bem, e há um lobo na música... espero que gostem!



5 comentários:

Alinne testemunhou...

Oi Bia.
Não conhecia esse livro. fiquei super interessada em conhecer a história ainda mais depois que você citou que o livro tem cenas fortes.Adoro livros desse tipo!
Beijos.

Books e Desenhos

Karine Marinho testemunhou...

Eu não conhecia o livro, mas acho que também não leria. Eu sou muito medrosa com esse tipo de coisa e me assusto até com coisas que eu sei que não existem :/
Beijos,K.
Girl Spoiled

Larissa Beraldes testemunhou...

Oi Bia!
Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gostei da história.
Apesar de não ser muito meu gênero! rs
Adorei o blog e tbm estou seguindo.

Beijos.

Lari
[booksandwhatever.blogspot.com]

DÊ SEU TESTEMUNHO...