Asas - Aprilynne Pike

Postado por Bia Carvalho

sexta-feira, 7 de outubro de 2011



A História: Laurel sempre foi diferente das outras meninas de sua idade. Alimentava-se basicamente de frutas e vegetais, não sentia frio, estudara em casa durante toda sua vida e odiava permanecer em locais fechados.
Quando sua vida começa a caminhar para os padrões da normalidade, um estranho caroço nasce em suas costas. A princípio ela pensa ser uma espinha, mas quando estranhas e delicadas pétalas começam a brotar de suas costelas, ela tem a leve impressão de que se trata de uma asa.
Aos poucos, com a ajuda de seu amigo David ela começa a descobrir que é uma criatura que vive no mundo dos humanos, mas que nasceu como uma fada.
Para guiá-la nesse novo caminho, aparece Tamani, um elfo misterioso e sedutor, que lhe conta a verdade sobre sua existência. E em sua nova condição de fada, ela terá que lutar contra um mal que ela sequer sabia que existia.

Minha Opinião. Asas é o primeiro livro de Fadas que leio, apesar de ter tido um gostinho dessas criaturas em Cidade das Cinzas. Todas as resenhas que lia a respeito desse tipo de livro eram sombrias, sempre levando em consideração que assim eram os livros. Asas, definitivamente, não é um livro sombrio.
A história é muito encantadora, consegui imaginar perfeitamente o enredo se tornando uma animação da Disney (dos bons tempos de 2D). A autora conseguiu criar um conto moderno, com um fofo triângulo amoroso, sem vilões muito caracterizados e um pequeno mistério para balançar o negócio. Mas não esperem terror, não esperem agonia, pois não há. Como eu já havia sido avisada da aura mais romântica da história, não me decepcionei.
Não posso negar que achei o livro um pouco infantil. Há poucas cenas de ação, e ele é muito explicativo. Boa parte conta as descobertas de Laurel e só não se torna cansativo porque não é uma obra longa. Bem, é o primeiro livro da trilogia, talvez seja esse o motivo de ser um pouco mais lento.
Outro ponto negativo do livro são os diálogos. Achei-os meio pobres, sem muita profundidade. Contudo, há uma frase de David que achei extremamente romântica e merece ser reverenciada:

"- Serei o que você precisar que eu seja. Se precisar do nerd da ciência para procurar informações nos livros, eu serei o cara; se apenas quiser um amigo para se sentar ao seu lado na aula de biologia e ajudar você a se sentir melhor quando estiver triste, ainda assim, eu serei o cara. (...) Se precisar de alguém para abraçá-la e protegê-la de qualquer pessoa no mundo que possa querer machucá-la, então, definitivamente, eu serei o cara. Mas tudo vai depender de você."


E falando em romance... o triângulo amoroso criado por Aprilyne realmente me deixou na dúvida. Ela criou dois personagens masculinos parecidos, por assim dizer. Apesar de um ser um humano e o outro um elfo, ambos são fofos, românticos... e até mesmo essa parte do livro ficou tranquila, serena... vamos ver no que vai dar na continuação.
Bem, no final das contas, foi uma boa leitura, sem muitas pretensões. Um livro leve no meio de tanta coisa sombria e obscura.

Sobre a autora: Aprilyne Pike vem criando histórias de fadas desde quando era uma criança de imaginação fértil. Completou seu bacharelado em escrita criativa aos vinte anos na Lewis-Clarke State College, em Lewinston, Idaho. Vive atualmente com o marido e os filhos no Arizona. Asas é o primeiro volume da Série Fadas. Visite o blog da autora em: www.aprilynepike.com

Quantas estrelas:

Vídeo: Mesmo antes de começar a ler o livro, a música Fairyland da banda Angelzoom veio na minha cabeça. Perfeita!

13 comentários:

Caah Oliveira testemunhou...

Oi, amei a resenha do livro e ele parece ser lindo em minha opnião. Beijos ;*

Leitura Nossa testemunhou...

Hum, ainda não fiquei empolgada por esse livro... acheo que tem outros que me interessam mais no momento.
Adorei a sua resenha, foi muito sincera... e assim evita que os futuros leitores se decepcionem, esperando uma coisa que não é...

beijos

Julia Cedro testemunhou...

Ainda não li o livro, mas não parece aqueles em que você se empolga lendo... Talvez eu dê uma chance para esse livro futuramente.

Adorei tua resenha, bem escrita (:

Beijos.

Sonhos de Garota

Mônica testemunhou...

Ainda não li nada de fadas, mas tenho muita curiosidade pelo tema. Este livro parece ser um bom começo, pois você começou por ele e gostou, kkk A pobreza do livro se deve ao fato de ele ter sido escrito para adolescente, não?
Linda resenha, bju

nanda testemunhou...

Olá Bianca, que legal saber que você em um livro. Vou visitá-la mais vezes. Beijos.

Caline testemunhou...

Oi Bia também não me empolguei muito com esse livro mas acredito que ele tem potencial para melhorar, estou anciosa pra saber como as coisas se desenrolarão principalmente com relação ao triangulo amoroso. Concerteza fiquei em dúvida mas senti uma quedinha por Tamani.

Beijos
Caline
Mundo de Papel

Anônimo testemunhou...

Oi parece um ótima história!

participa do meu sorteio.

sigo de volta

http://cosmeticosbelezasaude.blogspot.com/2011/10/primeiro-sorteio-do-blog.html#comments

Anônimo testemunhou...

Oi. Parece o livro perfeito pra ler em momentos que queremos descansar a mente...bjinhos

ka macedo testemunhou...

Gostei de saber que o livro é bem 'morninho' assim. Eu estava achando que ia ser algo parecido com Terrivel Encanto, mas me enganei.
Não vou procurar ele agora, por que estou numa fase mais ação e histórias sombrias. Mas quando quando estiver afim de alguma coisa bem calma e leve, vou com certeza procurar Asas.

Beijos
Minha Bagunça.

Kézia Lôbo testemunhou...

Querendo lê-lo, mas é o tempo anda curto e vários livros a frente deste.... bahhh
A historia parece ser muito fofa, e amo as fadas! XD

Luana Rodrigues Farias testemunhou...

Pois é, em relação a ser sombrio acho que cada um entende de seu jeito não é? As vezes eu posso ver de um e vc de outro.

Adorei, me deu vontade de ler, mas mais pela capa mesmo.

Bjs

Gabi Orlandin testemunhou...

Adorei a resenha, é a primeira que leio desse livro. Achei a história bem interessante e diferente. Acho que eu iria achar o livro meio cansativo por ser tão explicativo, eu sou meio sem paciência pra isso xD
Mas só lendo pra eu ter certeza =)

Beijos.

Ranay testemunhou...

nossa amo asas, encantos .. por enquanto comprei só esses mais amo a Lauerl o Tam e mais ainda o David, hahá O MELHOR LIVRO para se LEER! *-*

DÊ SEU TESTEMUNHO...