O desaparecimento de Katharina Linden - Helen Grant

Postado por Bia Carvalho

terça-feira, 13 de setembro de 2011



A História: Não havia muita normalidade na vida de Pia. Quando ela tinha apenas dez anos, sua avó simplesmente explodiu. Bem, pelo menos era o que todos diziam.
Por viver em uma cidade pequena na Alemanha, todos ficaram sabendo de sua história, e o boato que corria era que ela havia entrado em combustão espontânea. Por causa disso, a pobre Pia se tornou uma criança solitária, tendo apenas um amigo e sua fértil imaginação como companhia.
E quando Katharina Linden, também de dez anos, desapareceu, Pia pensou que estaria livre do fardo, mas estava enganada, pois quando outras crianças têm o mesmo destino de Katharina é que os boatos se intensificam, e todos afirmam que a morte da avó de Pia foi o primeiro aviso de que um mal rondava a cidade.
E Pia precisava descobrir o mistério.

Minha Opinião: Mesclando terror com muito humor negro, "O desaparecimento de Katharina Linden" é um livro extremamente divertido de se ler.
Achei a escrito da autora muito interessante, e os personagens mirins que ela criou se tornaram reais na minha imaginação. Pia e Stefan Fedido são inocentes e ao mesmo tempo perspicazes, cheios de teorias, encantadores.
Gostei também das cenas de ação e das lendas introduzidas na obra. As histórias de fantasmas e os contos medievais relatados por Herr Schiller dão um tempero especial e mexem com nossa imaginação, transformando uma história de suspense em um livro original e cheio de magia.
Como não estou acostumada com livros passados na Alemanha, achei as descrições de localização interessantes, mas me perdi com algumas palavras escritas em alemão. Há um glossário no final das páginas, mas por alguns momentos, confesso que senti preguiça de consultá-lo.
Contrariando algumas opiniões, não curti a capa. Bem, talvez eu não a tenha compreendido devidamente, mas acho que ela poderia ser melhor.
Recomendo o livro para adultos, especialmente os ávidos por leituras originais, diferentes das que estamos acostumados atualmente.

Quantas estrelas: ****

Tem uma trilha sonora? Sim! Na verdade foi difícil encontrar uma música que tivesse a ver com o livro, mas A Day for Ghosts do Delain, apesar de não ser perfeita, foi a que mais combinou.








2 comentários:

João Victor testemunhou...

Oi ..

Esse livro me chama muito a atenção. Parece ser super interessante. Eu achei a capa legal, rs.

Sim, é muito chato quando no meio da história, nos deparamos com palavras em outro idioma, isso faz com que fiquemos um pouco perdidos, mas ...

Ótima resenha!

João Victor
http://amigodolivro.blogspot.com/

Neny testemunhou...

Eu achei que era um livro mais adolescente rs, por causa da capa. É o que pensei olhando pra ela, dai nem tinha da do muita importancia para o livro, mas pelo que vi aqui ele não é, então agora eu quero, beijos.

DÊ SEU TESTEMUNHO...