Destino - Ally Condie

Postado por Bia Carvalho

segunda-feira, 6 de junho de 2011


"- Cassia - sussurra. - Eu estou te dando algo que você ainda não é capaz de compreender. Mas acho que vai compreender um dia. Você, mais do que ninguém. E lembre-se: você tem o direito de questionar."


A História: Cassia vive em uma Sociedade em um ano futuro. Nesta Sociedade as pessoas são classificadas para que possam encontrar o Par perfeito, o Emprego que mais combinam com elas, o lugar onde vão morar, quem fará parte de sua turma de escola... ou seja, tudo é controlado, as músicas que você ouve, os filmes que você vê, pinturas, poemas... tudo limitado.
As pessoas aceitam essa condição pois acham que é uma forma de estarem seguros, viverem mais e serem felizes.
Mas uma dessas pessoas começa a se achar no direito de questionar.
Cassia esperou ansiosamente por 17 anos pelo dia do Banquete do Par, onde seu companheiro para o resto da vida seria escolhido. Para sua surpresa, o escolhido foi seu melhor amigo Xander e ela não podia estar mais feliz. Porém, quando o rosto de outro menino (que ela também conhece) aparece como sendo seu par, ela começa a descobrir que podem haver opções e que talvez suas escolhas sejam melhores do que as que a Sociedade impõe. Mas para lutar por isso, ela precisa ir contra tudo que conhece e ama. Será que ela será capaz?


Minha Opinião: Foi com muita sede ao pote que comecei a ler Destino. Desde que ele foi lançado nos EUA eu fiquei roendo as unhas de ansiedade para ler essa história tão diferente e que parecia ser tão intrigante.
Destino foi completamente diferente de como eu o imaginei. E gostei da maneira como ele me surpreendeu pois me despertou sensações extremamente reais. Senti ódio, me sensibilizei com história de personagens, torci por alguns deles e devorei as páginas ansiosa por mais. E o fim... que fim.
Fiquei extremante curiosa para saber como essa Sociedade foi criada... como eles conseguiram dominar a população de tal maneira que a deixou dependente de suas escolhas, como fizeram com que seres humanos abaixassem a cabeça e fossem obrigados a tudo. Espero que o livro 2 explore mais esse lado, ou que Ally Condie escreva uma prequel. Quem sabe? Também não ficou muito claro quem governa essa Sociedade, como ela é controlada. Acho que vale a pena dar uma explicada nisso. (Pessoal, se tem essa informação em Destino e eu não vi, me puxem as orelhas!)
Achei que a autora foi muito inteligente pela maneira como contou a história. A personagem de Cássia é excelente e tem uma alma rebelde querendo escapar das amarras criadas pela única vida que ela conhece. Gostei muito da maneira como ela foi lentamente percebendo que havia algo errado, que talvez fosse bom questionar, lutar, decidir, protestar. Achei o triângulo amoroso muito interessante e até eu fiquei confusa na minha escolha de com quem ela deveria ficar no final do livro. Acho, no entanto, que a escolha de Ally foi bem sagaz para que o livro dois tenha um bocado de ação. Porém, não acho que o rapaz que Cassia não escolheu deveria ficar de fora... acho que ele também tem potencial.
Só posso dizer no momento que estou ansiosa por Crossed, mais ainda para ver os governantes dessa Sociedade horrorosa tendo o que merecem (heheheh).


Quantas Estrelas: *****


Tem uma trilha sonora? Claro, e uma que fala de alguém que está cansado de viver entorpecido, controlado por alguém - Numb do Linkin Park.

9 comentários:

Herida Ruyz testemunhou...

Eu gostei muito desse livro. Fiquei totalmente dividida entre os dois meninos. cada um é perfeito a sua maneira. rsrs
Parabéns pela resenha.
Bjs

Renata testemunhou...

Oi Bia!!!
Ainda não li, mas foi um livro MUITO badalado, e é impossível não criar altas expectativas sobre ele.
Bom saber que vc gostou, me anima a ler.
beijos

La Sorcière testemunhou...

Oi Bia querida!
Adorei o livro. Diferente, leve e pesado ao mesmo tempo, me fez refletir muito sobre liberdade.
Bj
Alê

Leitura Nossa testemunhou...

Esse é o próximo da pilha... não vejo a hora... gosto dessas sociedades utópicas, faz a gente pensar...

beijos,
Dé...

Ká Guimarães - Mk Design e Arte testemunhou...

Oi querida...
Quanto tempo né? Ainda não li este livro, mais espero ler em breve rsrsr #semgrana kkkkk

Não fica sumida assim não tá. bjksss

Ká Guimaraes

Catarina testemunhou...

Lindo blog...
Estou começando a me aventurar no mundo da literatura fantástica e já vi que aqui vou achar muita coisa boa.
Gostei da resenha.

Beijos.

Anônimo testemunhou...

Adorei sua resenha!
Fiquei muito mais curiosa sobre Destino do que eu já tava!
Tô doidinha por esse livro e não sei mais o que fazer para consegui-lo.
É tenso quando a gente promete pro namorado que não vai mais gastar com livros, né? Rs
Mas uma hora eu leio! Certeza.

Unknown testemunhou...

Eu estou lendo agora \o/ Já estou na metade do livro e estou gostando muito =D

Luana Rodrigues Farias testemunhou...

Realmente deve ser muito bom, eu quero de mais esse livro meu, aiiii inveja!!!

Beijos

DÊ SEU TESTEMUNHO...