Entrevista Internacional com Angela Morrison (TAKEN BY STORM e SING ME TO SLEEP)!

Postado por Bia Carvalho

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Oi pessoal...

Hoje eu venho aqui postar para vocês uma entrevista deliciosa que tive o prazer de fazer com uma autora internacional - Angela Morrison, autora de TAKEN BY STORM e SING ME TO SLEEP.

Confesso a vocês que eu estou encantada com a Angela, não apenas por ser extremamente atenciosa e de uma enorme gentileza, mas porque suas respostas me fizeram ficar fã dela mesmo antes de ler seu livro (em breve terá uma resenha dele por aqui!). Traduzir suas respostas foi um imenso prazer e confesso que fiquei emocionada com a mensagem que ela deixou.
Confiram vocês mesmos...

AMS: Quando e por que você começou a escrever?

AM: Eu queria ser escritora desde menina. Eu li uma biografia sobre Louisa Mae Alcott e decidi que queria ser igual a ela. Eu tinha uma irmã mais velha exatamente como Meg - linda e perfeita. E eu era a irmã que queria correr e subir em árvores. Também adorava criar histórias. No Ensino Médio, ia a workshops para crianças que desejavam escrever ficção e acabava encontrando autores que me davam incentivo. Na faculdade, eu me formei em Literatura Inglesa. Isso me tornou uma boa crítica. Casei, tive quatro filhos, mas sempre senti que precisava escrever mais. Em 2002 eu me inscrevi na Faculdade Vermont de Belas Artes (Mestre em Belas Artes) em Escrita para Crianças e Jovens Adultos. Eu aprendi com profissionais como escrever profissionalmente. E eu venho tentando fazer isso desde então. Depois que eu me formei, levou quase quatro anos para que eu vendesse meu primeiro livro, TAKEN BY STORM, para Razorbill - Penguin.

AMS: Por que escrever livros para jovens adultos? E por que você acha que eles conseguem tocar também o coração dos mais crescidinhos?

AM: Eu escrevo para jovens adultos porque essas são as vozes que me cercaram quando eu comecei a escrever todos os dias, o dia inteiro. Meus filhos mais velhos eram adolescentes nessa época. E eu lecionava para adolescentes na igreja todas as manhãs por três sólidos anos. Eu adoro o conceito por trás do YA hoje em dia. As comoventes lutas dos adolescentes tentando se mover através da transição de criança para adulto e tentando compreender o amor como parte do processo é o que me incentiva a criar uma história.

AMS: Você tem dois livros já lançados. Quais são as diferenças mais perceptíveis em sua escrita em cada um deles?

AM: "TAKEN BY THE STORM" é um romance de colagem. O que isso significa? A história é contada através uma "colagem" de entradas. Leesie contribui com poemas de seu "Diário mais íntimo", Michael nos deixa ler os rabiscos de seu diário de bordo (ele é mergulhador!), e eu também acrescentei conversas online de Michael e Leesie e conversas de Leesie com sua amiga poeta, Kim. A história começa com uma tragédia e termina com um sentimento de cura.

"SING ME TO SLEEP" é escrito inteiramente sob o ponto de vista de Beth. Não podemos ver dentro da cabeça de mais ninguém. Meu editor queria um elemento poético nesse livro também, então ela me pediu para borrifar algumas letras das músicas de Beth ao longo do livro. Eu também faço músicas para o coral onde ela canta e para as que ela e Derek cantam em suas cenas. Essa história termina em tragédia, mas com uma esperança de cura.

AMS: Quem é seu personagem favorito desses dois livros?

AM: Essa é uma pergunta difícil! É como perguntar a uma mãe quem é seu filho preferido. Eu acabei de escrever a sequência de TAKEN BY THE STORM, UNBROKEN CONNECTION, e Michael é tão maravilhoso nesse livro que eu tenho que dizer que ele é meu favorito neste momento. Estou começando a trabalhar no último livra da saga de Michael e Leesie, CAYMAN SUMMER, e estou ansiosa para ver o que ele vai fazer. Eu decidi não manter essa jornada apenas para mim. Vou escrever CAYMAN SUMMER e postá-lo em um blog exclusivo enquanto eu o escrevo - poema por poema, cada entrada no diário de bordo, conversa por conversa. Espero que alguns de vocês queiram se juntar a mim!

AMS: O que você acha que é essencial em um livro, algo que lhe deixe realmente presa a ele?

AM: Eu adoro ler sobre personagens magoados que aprendem através de suas dificuldades e encontram felicidade com uma pessoa preciosa que os amarão para sempre.

AMS: Você pode enumerar três livros perfeitos na sua opinião?

AM: Perfeito? UOU! Existe algo perfeito? Eu acho que existem livros que chegam perto. Eu adoro Jane Austen. PERSUASÃO é meu livro preferido porque Anne sofre tanto e o Capitão Wentworth é tão terrível com ela, mas finalmente ele reencontra o amor que ele sabe que é real. O livro de Katherine Patterson - JACOB HAVE I LOVED parte meu coração todas as vezes que eu o leio, mas termina com um sentimento de alegria espiritual que é palpável. Meu livro favorito de YA, mais recente é A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS. A maestria nesse livro é inacreditável. Quando eu sinto que preciso dar uma melhorada na minha prosa, eu leio esse livro.

AMS: Você poderia dar alguns conselhos para novos escritores?

AM: Leia centenas e centenas de livros. Escreva todos os dias. Tente encontrar oportunidades para aprender com profissionais - seja em uma faculdade, através de classes online ou grupos de críticas, ou estudando todo o material maravilhoso que há na internet hoje em dia. Estude sua profissão. Procure por mentores. Você nunca pode esperar que um jogador profissional de futebol (Angela aqui fez uma brincadeira: professional soccer -- oops, football para vocês) -- estrele uma Copa do Mundo sem treinar durante anos com um treinador profissional e milhares de horas de prática. O mesmo pode ser usado para escritores. Escrever é uma vocação que somos levados a ter - apesar das dificuldades para se ganhar dinheiro com isso. Eu posso ser miserável, mas ao menos estou escrevendo. Se você sentir o mesmo, você é um escritor. Mantenha isso na mente. Você vai melhorar e melhorar. Tire vantagem dos novos caminhos que estão se abrindo para os escritores. Publicar como estamos acostumados é um passo gigantesco. A nova tendência de e-books e impressão por demanda é apenas o topo do iceberg. Envolva-se. Aprecie a jornada. E escreva livros fantásticos! (Tem várias práticas de escrita no meu blog "liv2writ" no meu site.

AMS: Por favor, deixe uma mensagem para o meu blog e meus leitores.

AM: Obrigada Bianca por me receber - enviando-me perguntas em inglês e traduzindo minhas respostas. Eu sei como isso é difícil. Eu agradeço muito. Meu lema esses dias é de Robert Frost "Duas estradas divergiam em um bosque amarelo / E eu tomei a que era menos percorrida / E isso fez toda a diferença." Procure pelas estradas menos percorridas. Confie em sua vida a um poder maior. Ele sabe o que está pelas esquinas. E eu sei que Ele tem algo maravilhoso e surpreendente esperando por todos nós.


***

Angela, obrigada demais por separar um espacinho do seu tempo que eu sei que é muito corrido para me dar essa entrevista!

E para meus leitores aqui do AMS, espero que tenham gostado.

Fiquem à vontade para pedirem alguma entrevista que ainda não tenha por aqui. Vou tentar o meu melhor para conseguir.

Ah, e quem quiser me ajudar... a próxima entrevista será com Beth Fantaskey, autora de Jessica´s guide to dating on the dark side , se alguém tiver alguma pergunta legal é só mandar para biasbook@gmail.com


LINKS:

4 comentários:

Cozinha Mágica testemunhou...

Realmente concordo com voce que é um prazer quando se entrevista uma pessoa com a delicadeza, a doçura e a receptividade dessa autora. E tenho certeza que depois de ler essa entrevista muitas pessoas vão querer como ela mesma disse participar da leitura de seu novo livro "Cayman Summer" quando ela postar em seu blog cada pedacinho dele.
Parabéns pela entrevista, e que surjam mais como essa. :)
Bjinhos

Anônimo testemunhou...

Adorei!
Não conhecia a autora, nem os dois livros, mas fui lendo a entrevista e agora estou extremamente curiosa!
Bem, só o fato de ela gostar de Austen me ganha!
Parabéns pelo blog, é adorável.

Beijos.

Jane Isfeld Still testemunhou...

Don't understand a thing buy LOVE your beautiful blog site. janeisfeldstill.blogspot.com

Caue1507 testemunhou...

adorei a entrevista!! as dicas para os possiveis escritores e a explicação de colagem foram otimas! parabens pela entrevista *-*

DÊ SEU TESTEMUNHO...