O Iluminado - Stephen King

Postado por Bia Carvalho

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

"- O que você tem, filho, eu chamo de luz interior, a Bíblia chama de visões e ha cientistas que chamam de premonição Ja li sobre isso filho. Ja estudei. Tudo isso significa ver o futuro. Entende?"
Editora: Suma de Letras
Páginas: 463
Série: -
Faixa etária: 16+
Título Original: The shining

A História: Um pai alcoolatra, uma mãe devotada e uma criança, de apenas cinco anos, com um extraordinário poder. O cenário? Um hotel amaldiçoado, assombrado por memórias e fantasmas terriveis.
Quando a família Torrance se muda para o hotel Overlook, para uma temporada de inverno onde Jack, o pai, trabalharia como zelador, eles sabem que ficarão meses isolados de tudo e todos, presos em um lugar belíssimo e ao mesmo tempo opressor.
O que eles não sabem é que suas vidas estava por um fio, controladas por forças muito maiores que eles.

Minha Opinião: Sou um pouco suspeita para falar de O Iluminado. Sou completamente fã dessa história, tanto que já vi o filme (a versão para a TV) umas dez vezes, e esta foi a terceira vez que li o livro. Portanto, como boa admiradora desta obra, fiquei muito feliz ao ter em minhas mãos essa excelente nova edição da Suma de Letras.
Bem, voltando a falar da história...
A escrita sempre perturbadora de King parece triplicada neste texto. Ele abusa de revelações de pensamentos de seus personagens, em conversas muito específicas com o leitor, deixando clara a personalidade de cada um. Jack é o homem com baixa autoestima, que desconta nas pessoas que ama todas as suas frustrações. Uma infância conturbada, um fracasso na vida profissional, que teve como consequência o fracasso de sua vida pessoal, contribuiram e muito para sua conduta violenta e seus vícios. Wendy é a típica esposa complacente, que vê sua vida desmoronar, mas tenta manter a calma sem desistir do homem que ama, apesar de tudo. E Danny... ah, Danny é a melhor criação de King desde Carrie. Um menininho doce, que carrega a responsabilidade de um mundo nas costas. Ele é muito mais maduro que os pais e sabe que há um mal a rondá-los naquele hotel.
E o hotel... o verdadeiro protagonista do livro para mim... seus fantasmas, suas histórias de glamour e seu passado cheio de "podres" dão ainda mais graça a uma história onde tudo, mas tudo mesmo me fascina.
Bem, já deu para perceber que O Iluminado é um dos meus livros favoritos, não é? E não tem como não ser... é muito mais que uma história de fantasmas, de um hotel mal assombrado, é um conto de terror de excelente qualidade, um clássico que não pode ser ignorado!

Quantas estrelas:


 Vídeo: Segue ai um trecho da melhor versão do filme, pelo menos na minha opinião.

6 comentários:

Verônica Sobreira testemunhou...

Oi, Bia
'Cê' sabe até hoje ainda não li nada do Stephen King. Já vi varios filmes baseados em seu livros,ams não li. Agora estou um pouquinho enrolada para enfrentar leituras dele,mas tentarei um hora. Ótima resenha.

Lia Christo testemunhou...

Oi Bia, deu para perceber que é seu favorito sim... kkk Eu ainda não li este livro, mas assisti ao filme e gostei bastante. Caso tenha a oportunidade, irei ler este livro com certeza. Bjus
Lia Christo
www.docesletras.com.br

amorascompimenta testemunhou...

Oi Bia. Mais claro impossível sua predileção por esse livro. Amei a sua resenha. eu ainda não assisti ao filme e nem li o livro. Se eu pegasse o livro em minhas mãos sem nunca ter lido uma resenha dele, provavelmente não leria. Mas lendo sua resenha, e como você é apaixonada por ele, fiquei com vontade de ler. Quem sabe eu não "caia em sua graça". bjoks
Eykler

www.aghridoce.blgogspot.com.br

Milla testemunhou...

E que clássico Bia, eu como vc já vi o filme algumas vezes e sou apaixonada, tenho o livro e já li tb, mais tem muito tempo..
Lendo sua resenha me deu uma vontade de re-ler ^^
Adorei suas palavras..
A história é maravilhosa sim, e o hotel é sem palavras, é td que vc descreveu mesmo ^^

beijos mila

Renata testemunhou...

Oi Bia!!
Não li o livro, mas o filme é muito perturbador. Se o livro for ainda melhor, como sempre acaba sendo, acho que meu coração não aguenta. bjs

Unknown testemunhou...

Sou um grande fã do filme, mas ainda não li o livro.O curioso é que o Stphen King não curtiu o filme. vou ler pra ver qual é melhor.
http://estranhaaparicao.blogspot.com.br/

DÊ SEU TESTEMUNHO...