A garota que perseguiu a lua - Sarah Addison Allen

Postado por Bia Carvalho

quarta-feira, 27 de junho de 2012


"- Sim. Nós temos uma história, você e eu. - ele se aproximou ligeiramente num tom conspirador. - Você apenas não sabe ainda."
Pág. 59

Editora: Planeta
Páginas: 239
Série: -
Faixa etária: 14+
Onde comprar: Saraiva

A História: Emily Benedict perdeu a mãe e foi enviada para a cidadezinha de Mullaby na Carolina do Norte, onde luzes aparecem na madrugada parecendo fantasmas, um papel de parede muda de cor conforme o humor da pessoa e muitos segredos estão escondidos, para morar com seu avó, um gigante com uns dois metros e trinta de altura que ela sequer conhecia.
Julia era a confeiteira da cidade, dona de um restaurante movimentado que pertenceu a seu pai. Ela nasceu em Mullaby, mas foi embora da cidade e retornou há um ano e meio, mas conta os dias para partir novamente. Seu maior problema na cidade? Sawyer Alexander, um homem sexy com quem tem um passado cheio de segredos.
Emily e Julia, em suas dificuldades naquela cidade estranha, se unem em uma amizade inesperada. Uma, lutando contra o desprezo de todos pelos erros de sua mãe, e a outra, lutando contra seu passado, contra suas raízes e contra si mesma.

Minha Opinião: Quando soube que esse livro seria lançado, quase dei uns pulinhos de alegria. Desde que li Encantos do Jardim (Resenha AQUI), eu me identifiquei de uma forma tão incrível com a escrita de Sarah Addison Allen, que jurei que tentaria encontrar todos os livros dela. Bem, cheguei até a conseguir um em uma edição de Portugal, mas saber que a Planeta lançaria A garota que perseguiu a lua por aqui, me deu um gostinho de vitória.
Sarah tem uma mania muito peculiar de contar suas histórias. Pelo menos nas duas que eu li, há uma cidade cheia de seus segredos e pessoas peculiares, há mulheres especiais, há um romance, mas principalmente há um toque sutil de magia que faz toda a diferença. Ela também não usa apenas um casal protagonista, ela conta a história de várias pessoas, seus dramas, revela seus segredos e as une de uma forma especial ao longo da obra. Acho que ela é uma escritora completa, uma contadora de histórias tão incrível que merecia um espaço maior.
São muitos os personagens importantes de A garota que perseguiu a lua, mas nenhum deles é jogado na história sem um fundamento, até mesmo aqueles que aparecem apenas como lembrança, como a mãe e a avó de Emily, e o o pai de Julia. Há também pequenos detalhes da história que a tornam ainda mais encantadora, como o papel de parede do quarto de Emily, o segredo dos Coffey, os presentinhos na lavadora que Vance tanto procurava e a ligação de Julia com seus bolos e Sawyer. São peculiaridades que não passam despercebidas e que dão um gostinho de sobrenatural tão suave como um papel de seda ou como o gosto de um suspiro. 
Há muito drama no livro, mas nada tão carregado que você vá sentir um peso ao lê-lo, pois ele é contado de uma forma muito poética. Além disso, percebe-se que a autora não se aprofundou no "sofrimento" dos personagens, criando um livro mais fino (bem, mais fino do que eu gostaria que ele fosse), mas nem por isso superficial. Nada aqui é superficial, pois há um passado e um futuro com cheiro de esperança.
Ler os livros de Sarah Addison Allen me dá a sensação de leveza, de conforto... dá uma certa vontade de suspirar e sorrir ao longo da leitura. Ela é uma autora fantástica. Espero que mais livros dela sejam lançados no Brasil.

Quantas estrelas:



Vídeo: Send me the moon da Sarah Bareilles é perfeita! Confiram:


8 comentários:

Mila Ferreira testemunhou...

Ain,nunca li nada da autora, mas desde o lançamento desse livro fiquei super afim. Agora tenta imaginar que depois que li sua resenha fiquei louuuuuuuca pra ler ainda mais. Preciso!!!

bjs,
Camila Márcia
@camila_marcia
http://delivroemlivro.blogspot.com/
http://devaneiosfugazes.blogspot.com/

Carla testemunhou...

Oi Bia!

Ainda não tive o prazer de ler o livro da autora, mas pela sua resenha, percebi que vou amar \o/

Bjs!

Leitura Nossa testemunhou...

Também nunca li nada da autora, mas só tenho ouvido coisas boas sobre esse livro e estou doida para ler... já está na lista de compras...

beijos,

Natiii testemunhou...

Bia que resenha inspiradora.
Nunca tinha ouvido falar dessa autora,mas fiquei interessada,primeiramente pela capa linda,dps por esse título intrigante e após a sinopse e sua opinião,já add na listinha de leitura.
Gosto quando os autores não aprofundam o drama,nem só nos personagens principais.
bjs Nati

Kézia Lôbo testemunhou...

Já tinha lido uma resenha desse livro e me encantado, sua resenha so me fez confirmar a vontade de ler Oo....

Luana Rodrigues Farias testemunhou...

Nossa eu fiquei com vontade de ler, e realmente me parece que a escrita dela flui bem, mas tem que ser assim pois a história parece ser compplicada

Bjs

Ju testemunhou...

Olá!

Li o livro e fiquei simplesmente encantada com a autora, quero ler todos os seus livros... Comprei na Saraiva também, onde sei que se encontra o primeiro livro dela também, mas tenho sentido a dificuldade de encontrar as outras publicações. Sei que em Portugal total lançados todos, você (ou alguém mais que leia) sabe onde e como eu poderia conseguir comprar?
Bjus

Dilaide testemunhou...

Gostei muito da resenha e da sinopse. Pelo modo como você descreveu, o modo como autora conta é história é diferente e isso me intrigou.

DÊ SEU TESTEMUNHO...