A sombra da Lua - John Sandford

Postado por Bia Carvalho

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Série: Virgil Flowers
Faixa etária: 18+
Onde comprar: Saraiva

A História: Enviado à pequena cidade de Bluestem, Virgil Flowers, investigador acostumado a casos complicados, se vê frente à frente com dois crimes chocantes: o assassinato brutal de um casal de idosos e o incêndio da casa de Bill Judd, um homem odiado por toda cidade.
Cético, incapaz de acreditar em coincidências, ele começa a desconfiar do fato de que Bluestem passou a ser palco de três assassinatos em tão pouco tempo, embora tenham passados anos e anos sem que nenhum crime lá acontecesse.
Estariam os três assassinatos interligados?

Minha Opinião: Como leitora assídua e fanática por livros de suspense, tornei-me uma grande observadora desse estilo. A cada livro que eu leio, começo a me tornar mais perceptiva às tênues diferenças entre as escritas de cada autor. Sendo assim, hoje em dia, posso dizer com segurança que consigo mais apreciar um suspense quando o mesmo é escrito por uma mulher. Vamos lá, não me levem a mal... sou fã de Sidney Sheldon, de Irving Wallace e de muitos outros, mas não posso fechar os olhos para a sutileza com a qual as autoras tecem suas tramas. Sei que muitos vão dizer que é a questão do romance que elas teimam em encaixar no meio dos assassinatos e das mortes sangrentas, mas posso dizer que não é apenas isso. John Sandford também ousou colocar pitadinhas de romance em sua obra, mas, pelo menos nesse ponto, não me convenceu.

Depois da confissão acima, devo dizer que não desgostei de A Sombra da Lua. Pelo contrário, o livro me agradou, a escrita de John, nem tanto. Achei-o um pouco bruto na hora de descrever certas cenas, onde não necessitava tanta brutalidade, e um tanto lento no desenrolar da trama. Confesso que comecei a realmente gostar do livro na segunda metade, que foi onde a história realmente me prendeu.

As cenas dos crimes são extremamente intensas. Nesse ponto o autor soube descrevê-las de maneira tão real, que me senti dentro de um filme ou um seriado no melhor estilo Criminal Minds. Dá para sentir pela citação que escolhi para iniciar essa resenha, que há bastante tensão e violência impregnadas nas breves 272 páginas de A Sombra da Lua, e isso foi mais um ponto positivo. Já que é para ler suspense, é para preparar o estômago, e eu gosto muito disso!

Virgil Flowers tem um imenso potencial como mocinho. No início do livro torci o nariz para ele. Odiei certos comentários sobre mulheres, seu humor fora de hora e suas reações em relação aos crimes. Entretanto me surpreendi com suas deduções inteligentes conforme as coisas iam desenrolando, e o fato dele ser também um escritor deu um toque interessante a sua personalidade e o fez ter uma atenção primordial aos detalhes. Bem, só posso dizer que no final das contas já estava achando Virgil bastante atraente.

Em um todo, A Sombra da Lua foi uma leitura agradável, mas não chegou a ser aquele suspense de tirar o fôlego e o sono. Fico feliz em saber que faz parte de uma série, embora o livro tenha começo, meio e fim, pois vai ser interessante ver mais casos solucionados por esse detetive.

Só a nível de curiosidade, confiram os títulos dos livros da série Virgil Flowers já lançados lá fora:

1. Dark of the moon (A Sombra da Lua)
2. Heat Lightning
3. Rough Country
4. Bad Blood
5. Shock Wave

Quantas estrelas:


Vídeo: Já que nosso querido protagonista gosta de Arcade Fire, que tal uma do próprio grupo??? Ready to start foi a que eu escolhi.

7 comentários:

Leitura Nossa testemunhou...

Ah, já vi que você é volúvel igual eu...rss
É super comum eu começar a ler um livro odiando o mocinho e depois terminar apaixonada...
Esse livro eu nunca tinha ouvido falar, mas também prefiro os livros escritos por mulheres (pelo menos dos que li)...
Quanto a esse, acho que vou esperar um pouco... não estou muito animada para começar uma nova série...

beijos,
Dé...

Unknown testemunhou...

Adorei demais sua resenha eu já tinha vontade de ler esse livro e agora estou aflita por ele \o
Retribuindo a sua visita vim visitar seu blog e já estou te seguindo tb, agora sempre aparecerei por aqui, pode ter certeza.Parabéns por esse espaço tão aconchegante .

Beijos
Viviane
Razão e Resenhas.

Unknown testemunhou...

Sabe que eu não sei explicar o motivo, mas esse livro não me interessou muito... e olha que sou fã desse tipo de literatura... não sei exatamente o porquê >< hahaha

Beijos, Nanie - Nanie's World

Evellyn testemunhou...

Poxa...
eu estava tão curiosa por esse livro, tem umas palavras na sinopse que me deixaram assim! Eu não estou tão acostumada ao estilo assim (a não ser Sid Sheldon, que eu amoooo) mas acho que gostaria!
Gostei da sua resenha e ela me deixou mais curiosa, mas a parte que vc falou sobre a narrativa me preocupa... Medo de narrativas que não fluem...

bjs
hey Evellyn!

Laisinha Mitsuki testemunhou...

Tá vendo, Bia? Por isso que gosto das suas resenhas! Por mais que vc não tenha gostado 100% do livro, vc sempre acha uma maneira de demonstrar que há pontos positivos!
Fiquei curiosa com esse mocinho ai... acho que vou lê-lo!

Bjs
Laís

Renata testemunhou...

Oi Bia!!
Não consegui me interessar por esse livro. Apesar de adorar suspenses, esse tinha laguma coisa na sinopse e na capa que me repelira. Não ria, sei que sou meio doida, mas quando o assunto é livro sou doida completa, kkkk.
Que bom que apesar de não ter amado vc gostou.
bjs

Vanilda testemunhou...

Adoro histórias de suspense, mas a sua resenha me deixou meio em dúvida quanto a esse livro, não sei. Sabe aquela indecisão se vale a pena ou não? Esse desenrolar lento também não me agrada então, vamos ver mais pra frente se me animo a arriscar essa leitura.

DÊ SEU TESTEMUNHO...