O Recruta - Robert Muchamore

Postado por Bia Carvalho

quarta-feira, 16 de novembro de 2011



Título Original: Cherub: The Recruit
Editora: Fundamento
Páginas: 296
Onde Comprar: Saraiva

A História: James não se metia em encrencas. Eram elas que se metiam com ele.
Mas nenhuma delas fora tão grande quando no dia em foi expulso da escola e encontrou a mãe morta em casa.
Órfão de pai e mãe, ele foi mandado para um orfanato, separado de sua irmãzinha, que vai morar com o padrasto que ele odeia, e mergulhado à força em histórias parecidas com a sua, porém mais violentas e com finais muito infelizes.
Quando James pensou que aquele seria seu destino inevitável, ele foi recrutado para Cherub, uma agência onde seus agentes secretos possuem entre 10 e 17 anos, como espião. Em seu disfarce, ele teria que se infiltrar entre os adultos, sem levantar suspeitas.
E a vida de James passa a fazer sentido, mas a vida real não é exatamente um jogo e suas ações podem ser perigosas e definir vida ou morte.

Minha Opinião:
Estou em uma fase boa de leituras, especialmente de livros para jovens adultos. Nem esperava muito de O Recruta, mas me surpreendi com a facilidade com a qual absorvi a história.
Tudo faz muito sentido na narrativa de Robert Muchamore, apesar de contar fatos fictícios. James sofre como muitas crianças (o que nunca deveria acontecer) e vive uma realidade digna de Jornal Nacional. A explicação para a escolha de crianças para a agência também é algo que poderia ser real, o treinamento dos meninos também era muito verossímil. Talvez tenha sido por isso que a leitura não se tornou apenas mais uma.
Outra coisa que muito me agradou em O Recruta foi que nenhuma das crianças tem superpoderes, apenas são inteligentes, bem treinadas e corajosas. Atualmente, em um mercado literário onde a fantasia vende mais que a realidade, ter o "refresco" de uma leitura mais real é estimulante. E juro, é como se esses meninos FOSSEM poderosos. E essa "falta" de magia é compensada por cenas de ação de tirar o fôlego, diálogos excelentes e até um romancezinho.
Uma coisa curiosa foi a sensação de nostalgia que tive durante a leitura. Lembrei de livros que lia quando era mais nova: Pedro Bandeira, Coleção Vagalume... apesar de O Recruta ser mais "adulto" do que as obras citadas, ainda me deu a sensação de familiaridade e de uma deliciosa saudade das tardes na rede da varanda me deliciando com minhas primeiras aventuras literárias.
Ou seja, O Recruta tem gosto de aventura, cheiro de nostalgia e sensação de diversão plena. Recomendado!

Sobre o autor: Robert Kilgore Muchamore (Londres, Inglaterra, 26 de Dezembro de 1972) é um escritor britânico. É mais conhecido por ser autor da série CHERUB.
Trabalhou durante treze anos como detetive privado, mas abandonou a profissão para se dedicar à escrita a tempo inteiro.Já escreveu vários livros destacando-se a colecção CHERUB onde estão : O Recruta, O Traficante, Segurança Máxima, O Golpe, A Seita, Olho Por Olho, A Queda e por ultimo Cães Danados

Quantas estrelas:

Vídeo: Adrenaline do Gavin Rossdale porque combina com o clima do livro.


9 comentários:

Laisinha Mitsuki testemunhou...

Já tinha visto esse livro na Saraiva, mas ele nunca me chamou a atenção pela capa.
Vou dar uma olhada com mais carinho depois dessa sua resenha!

Bjs

Ana Carolina testemunhou...

Nossa, to mesmo precisando de um livro assim que me traga boas recordações e aventuras!

Obrigada pela dica!

Bjs

Milena testemunhou...

Já vi algumas críticas e resenhas sobre esse livro e confesso que estou curiosa com a história. Adoro essa coisa de agente secreto e de treinamento a espiões.

Vou atrás do livro!
Beijos!

Mônica testemunhou...

Eu ainda não li este livro, mas com certeza eu eia adorar ler. Pois faz meu estilo esta aventura. Bju

Unknown testemunhou...

Eu AMEI esse livro! Achei uma leitura tão gostosa, tão tão tão...
Juro que queria receber uma camisa laranja >< pena que eu já tenha passado da idade... senão estaria esperando-a (mesmo não sendo do tipo que receberia uma) ><

Renata testemunhou...

Oi Bia!!!
Gosto de aventura, cheiro de nostalgia e sensação de diversão plena???
Como recusar uma leitura classificada dessa forma???
ADOREI!!!!
beijos

Leila Krüger testemunhou...

Gostei da capa do teu livro! Instigante...
E gostei do blog! Parabéns!

Tô seguindo.

Se puderes passa no meu blog e segue, vais ser muito bem-vinda!
http://leilakruger.blogspot.com

Convido-te a conhecer o meu blog onde há outros escritos meus, e o hot site do romance que tô lançando, pela editora Novo Século, "Reencontro" (já à venda) no qual tem o primeiro capítulo e outras informações:
http://www.leilakruger.com.br

Um ótimo domingo!
Beijos!

Luana Rodrigues Farias testemunhou...

Bah pois é eu lia a série vagalume e é super boa!! Mas sobre o livro um monte de gente fala bem !!!A historia é mega interessante não tem como negar!!

Bjs

DÊ SEU TESTEMUNHO...