Como eu era antes de você - Jojo Moyes

Postado por Bia Carvalho

sexta-feira, 21 de junho de 2013


"Sabe como é difícil não dizer nada quando seu corpo inteiro quer fazer o contrário?"
Pág. 310

Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Série: -
Faixa etária: 16+
Título Original: Me before you

A História: Louisa Clark achava que sua vida simples e rotineira era tudo que precisava. Uma família complicada como tantas outras, um namorado de muitos anos, por quem ela não sentia aquela paixão avassaladora e trabalhava em uma cafeteria. Bem... ela achava que era feliz.
Até que perde o emprego e acaba sendo contratada por uma família rica para cuidar de Will Traynor, um homem de 35 anos que ficou tetraplégico depois de um acidente.
Em uma jornada árdua e cheia de surpresas, Louisa e Will terão que aprender a conviver e a compreender seus próprios destinos.

Minha opinião. Há livros que são como o destino...  Aparecem em nossa vida com um propósito... 
Foi o caso de Como eu era antes de você... Eu nunca tinha lido nada desta autora, mas a sinopse chamou a minha atenção, e como estou numa vibe de livros mais profundos e emocionantes, tudo casou perfeitamente.
Jojo Moyes teve o dom de contar uma história triste de uma forma divertida, bela e gostosa de se ler. A simplicidade na criação dos personagens - que ao mesmo tempo são tão intensos e reais - é o mais charmoso da obra. É quase impossível não se identificar com algumas características do comportamento de Louisa, com suas inseguranças, suas dúvidas, seu conformismo... Também não há como não compreender a posição de Will, sua vontade de abandonar todo aquele sofrimento, sua relutância em tentar ser feliz, em aceitar... Aceitar? Como??? 
A todo momento, durante a leitura, eu me perguntava qual seria minha posição se estivesse no lugar de Louisa ou da família de Will, se a situação que lhes foi imposta acontecesse comigo. Durante todo o livro, fiquei simplesmente sem saber para qual opção de final torcer, mas acho que Jojo fez a melhor escolha, no final das contas.
Este livro fala de mudanças, de novas chances, de redenção. Fala de um tipo de amor puro, que está raro nos livros de hoje em dia que focam em aparências, sexo e virilidade. Fala de uma dor devastadora, de um caminho cheio de espinhos, e da longa jornada até a felicidade... Ou pelo menos uma parte dela.
Conversando sobre esse livro com uma colega de trabalho, ela mencionou um filme com uma história bem similar, mas que eu ainda não tive oportunidade de ver. O filme chama-se Mar Adentro, com Javier Barden. Em breve assistirei.
Em suma, um livro emocionante, imperdível. Quase obrigatório...

Quantas estrelas: 

 

9 comentários:

Amanda T. testemunhou...

Ai eu tô lendo esse livro agora e to encantada! Se as coisas não desandarem lá pro final(e eu duvido que vao, por essa resenha), vai virar um queridinho!

Beijokas
escolhasliterarias.blogspot.com.br

Biazinha testemunhou...

Eu já queria demais ler esse livro e ler sua resenha só confirmou isso.. o trecho que você separou no início da resenha é impactante.

Adorei a resenha

bjsss

Bianca

http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

Elimar Souza testemunhou...

Eu li a sinopse desse livro e adorei. A Jojo já é conhecida entre a galera que curte um romance, mas divide opiniões, por ser um pouco diferente do água com açúcar que estamos acostumadas. Vou ler com certeza!

Fê Falleiro testemunhou...

Oie!!
Varias vezes já pensei em ver este filme mar adentro, mas acho que prefiro mesmo ler o livro, acho que a história deve ser linda. Mesmo tendo relutância em ler livros tristes pq choro muito hahahah
Bjoss

Milla testemunhou...

Só leio resenha positiva deste livro, eu gosto deste tipo de livro, mais não leio tanto, só em ocasiões especiais, eles tocam nosso coração..
Adorei sua resenha e ele já está na minha lista..

beijos Mila

Unknown testemunhou...

Oi, Bia que resenha linda. Bom se este livro tem a história semelhante com Mar Adentro é pra chorar se emocionar. Não sei se sabe que sou formada em Português/ Espanhol e meu forte é literatura hispânica, então foi um dos filmes que trabalhei muito durante o curso de Letras. Ainda não li nada da Jojo Moyes, mas sei que os livros dela são profundos, pois ouvir coisas boas sobre A última carta de amor, inclusive que vai virar filme.

Lia Christo testemunhou...

Delícia de resenha e me deixou ainda com mais vontade de ler este livro. De vez em quando é bom pegar um livro, com uma história mais profunda, o que parece ser o caso deste. Com certeza irei conferir um dia desses.
Lia Christo
www.docesletras.com.br

SKEAMOR testemunhou...

Esse livro é muito lindo
cada resenha que leio, fico
com mais vontade de ler e saber todo
o resto. Ótima resenha
bjs

http://loveebookss.blogspot.com.br/

Fernanda testemunhou...

nossa.. este livro é muito triste e emocionante... faz a gente parar pra pensar na nossa vida, e começar a dar valor nas pequenas coisas do dia-a-dia ..... adorei!!!

DÊ SEU TESTEMUNHO...